Remoção de veias varicosas

A remoção das veias varicosas é um procedimento cirúrgico que remove as veias varicosas das pernas ou coxas. As veias varicosas são as veias inchadas e retorcidas que você pode ver sob a pele. Eles geralmente têm uma cor vermelha ou roxo-azulada. As veias varicosas aparecem com mais frequência nas pernas, mas também podem se desenvolver em outras partes do corpo.

As veias varicosas se formam nas pernas quando as válvulas das veias não estão funcionando corretamente. As veias normalmente têm válvulas unilaterais que impedem o sangue de voltar para o coração. “Quando essas válvulas não funcionam corretamente, o sangue começa a se acumular na veia em vez de continuar para o coração”, diz o Dr. Gustavo Franklin em seu site: www.gustavofranklin.com.br. Isso faz com que a veia se encha de sangue, resultando em veias doloridas e inchadas.

A remoção de veias varicosas trata as veias varicosas e ajuda a prevenir seu retorno. O procedimento também é conhecido como remoção da veia com ligadura, avulsão ou ablação.

Por que é feita a remoção de veias varicosas?

Seu médico pode recomendar a remoção de veias varicosas se você estiver enfrentando:

  • dor constante, latejamento e sensibilidade nas pernas
  • feridas e úlceras na pele
  • coágulos de sangue
  • sangrando das veias

A remoção das veias varicosas também pode ser feita se você estiver preocupado com a aparência estética de suas pernas. Fale com seu médico para ver se a remoção de veias varicosas é uma boa opção para você.

Como faço para me preparar para a remoção de veias varicosas?

Seu médico fará um exame físico antes do procedimento. Isso pode ajudar seu médico a determinar onde as válvulas que não funcionam estão localizadas. Seu médico pode usar um dispositivo de ultrassom portátil para ter uma visão melhor das veias e de suas válvulas. Eles também podem solicitar um duplex scan, que fornece imagens claras das veias afetadas e a quantidade de fluxo sanguíneo. Este teste também pode descartar coágulos ou tromboses nas veias. Isso permite que seu médico veja as veias varicosas com mais detalhes.

Antes do procedimento, é importante informar o seu médico sobre qualquer prescrição ou medicamento sem receita que você esteja tomando. O seu médico pode pedir-lhe que pare de tomar certos medicamentos temporariamente, pois alguns podem causar hemorragia abundante durante a remoção das varizes. Você também deve pedir a um membro da família ou amigo que o leve para casa após o procedimento. A remoção das veias varicosas geralmente é realizada com anestesia geral, que pode deixá-lo sonolento e impossibilitado de dirigir por várias horas.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Quais são os riscos associados à remoção de veias varicosas?

A remoção de veias varicosas é um procedimento cirúrgico seguro e de baixo risco. No entanto, sempre existem riscos associados às cirurgias. Esses incluem:

  • uma reação alérgica à anestesia
  • infecção nos locais de incisão
  • sangramento intenso
  • coágulos de sangue
  • hematomas ou cicatrizes
  • lesão do nervo

Esses riscos são raros. No entanto, certas pessoas gostam mais de experimentá-los. A remoção de veias varicosas geralmente não é recomendada para:

  • mulheres grávidas
  • pessoas com má circulação nas pernas
  • pessoas com infecções de pele
  • pessoas com problemas de coagulação do sangue
  • pessoas que estão muito acima do peso

O que posso esperar durante a remoção de veias varicosas?

A remoção de veias varicosas geralmente é feita em ambulatório, o que significa que você poderá ir para casa no mesmo dia da cirurgia. O procedimento normalmente leva de 60 a 90 minutos. Uma cirurgia particularmente complicada pode demorar mais. Dependendo da recomendação do seu médico, você pode receber anestesia geral ou antes do procedimento. A anestesia geral faz você dormir durante todo o procedimento. A veia entorpece a parte inferior do corpo, mas você ficará acordado durante o procedimento. Seu médico pode prescrever um medicamento ansiolítico para você tomar com antecedência se você estive se sentir nervoso com o procedimento.

Durante a remoção de veias varicosas, o cirurgião fará vários pequenos cortes, ou incisões, perto da parte superior e inferior da veia danificada. Uma incisão será na sua virilha. O outro estará mais abaixo em sua perna, na panturrilha ou no tornozelo. Eles então enfiarão um fio de plástico fino e flexível na veia através da incisão na virilha. O fio será amarrado à veia e puxado através do corte na parte inferior da perna. O cirurgião fechará os cortes com pontos e colocará bandagens e meias de compressão em suas pernas.

O que acontece após a remoção das veias varicosas?

Geralmente, leva de duas a quatro semanas para se recuperar da remoção das veias varicosas. No entanto, o tempo de recuperação dependerá de quantas veias foram removidas e de onde elas foram localizadas. Seu médico prescreverá medicamentos para a dor para ajudar com o desconforto. Eles também dirão para você não se levantar o máximo possível durante os primeiros três a quatro dias após a cirurgia. Você pode remover as bandagens após quatro dias. Durante a recuperação, é importante manter as pernas elevadas quando estiver sentado. Você pode sustentar as pernas com travesseiros. Na quarta semana, você provavelmente poderá retornar às suas atividades normais.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

Como as varizes são removidas?

A cirurgia de varizes está entre os tipos de cirurgia mais comumente realizados. Os principais procedimentos para remover varizes são:

  • Laqueadura e remoção de veias : Isso envolve fazer duas incisões (cortes): Uma na parte superior da perna logo abaixo da virilha e outra atrás do joelho ou no tornozelo. A veia é primeiro amarrada ou pinçada onde a incisão superior é feita (ligadura da veia). Um fio longo é então inserido na veia através da incisão inferior e empurrado para cima através da veia. Finalmente, uma tampa semelhante a um botão é presa à extremidade inferior do fio e toda a veia é puxada para fora através da incisão próxima à virilha.
  • Flebectomia : Neste procedimento, vários cortes muito pequenos (apenas alguns milímetros de largura) são feitos ao longo da veia afetada. Um pequeno gancho é então usado para puxar a veia desses cortes o máximo possível. A veia é então cortada e removida em vários pedaços. Esta técnica é usada principalmente para veias menores, como aquelas que se ramificam de veias maiores. Destina-se a evitar o tipo de cicatriz que pode ocorrer quando cortes maiores são feitos durante outros tipos de procedimentos.

A cirurgia pode aliviar de forma muito eficaz os sintomas de varizes: em mais de 80% das pessoas que fazem cirurgia de varizes, melhora sintomas como dor, inchaço e coceira ou faz com que desapareçam completamente e suas pernas pareçam melhores depois.

Ambas as abordagens cirúrgicas podem levar a dor, infecções de feridas, sangramento, inchaço, cicatrizes e descoloração da pele. Cerca de 15% das pessoas que fazem cirurgia de varizes experimentam um desses efeitos colaterais. Complicações graves, como trombose ou danos nos nervos, são muito raras.

Novas varizes podem se desenvolver após a cirurgia. Em estudos que analisaram esse assunto, 30 em cada 100 pessoas que fizeram cirurgia desenvolveram novas varizes após dois anos.

Geralmente é possível deixar o hospital no mesmo dia da cirurgia de varizes. Mas pode demorar um pouco para o inchaço diminuir e as feridas cicatrizarem. Você pode ter que esperar até três semanas antes de poder voltar ao trabalho.

Escleroterapia

Há também outra opção de tratamento conhecida como escleroterapia. Essa abordagem envolve a injeção de um líquido ou espuma na veia afetada. A droga dentro do líquido ou espuma danifica a parede da veia, que então se transforma em tecido conjuntivo. Isso fecha a veia permanentemente.

A escleroterapia é um tratamento eficaz para varizes. Uma desvantagem dessa abordagem é que ela pode levar à descoloração (às vezes permanente) da pele no local da injeção. Também pode levar a uma inflamação da veia (flebite).

Em comparação com a cirurgia, porém, outros efeitos colaterais, como danos nos nervos ou hematomas, são muito menos comuns após a escleroterapia. As pessoas normalmente são capazes de retomar suas atividades habituais muito mais cedo também.

FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/veias.htm