Com a ampla adoção de recursos de energia renovável, o armazenamento de energia está se tornando uma necessidade fundamental para o equilíbrio de energia e maior flexibilidade.
As fontes de energia renováveis são intermitentes por natureza, produzindo energia apenas quando solar ou eólica estão disponíveis. Ao armazenar a energia produzida e distribuí-la sob demanda, as baterias podem continuar a alimentar a rede para criar um fluxo contínuo e confiável de energia e evitar cortes de fontes renováveis. As tecnologias de bateria podem ser usadas para uma variedade de aplicações no setor de energia, desde mobilidade e atrás do medidor até casos de uso em escala de utilidade. Grande conjunto autônomo ou agregado de baterias menores pode fornecer serviços de gerenciamento de rede, como prevenção de interrupções, regulação de frequência, gerenciamento de congestionamento, etc. Também pode adiar investimentos em reforços de rede muito caros no lado da transmissão e distribuição. Além disso, hoje em dia, a maioria dos fabricantes de automóveis está procurando maneiras de reutilizar as baterias de um carro elétrico, uma vez que não podem mais ser usadas para alimentar um veículo, mas ainda podem trabalhar com 70-80% de sua capacidade de armazenamento original, com o chamado conceito de segunda vida. Em alguns casos, o acoplamento de várias baterias de carros elétricos dá um segundo uso a essas baterias como uma unidade de armazenamento estacionária por mais 10 anos.
Os principais impulsionadores para este desenvolvimento são o custo decrescente da tecnologia da bateria de íon-lítio, devido ao rápido aumento de escala da fabricação de baterias para veículos elétricos (VEs) e a implantação de diferentes incentivos regulamentares que estão surgindo, especialmente nos Estados Unidos e países europeus.

Tendências
2018 foi um ano de crescimento para armazenamento de energia. A implantação anual quase dobrou em relação a 2017, atingindo mais de 8 GWh. Embora o armazenamento de bateria estacionária em grande escala atualmente domine a implantação em termos de capacidade de energia, a implantação de armazenamento de bateria em pequena escala também tem aumentado
Mais e mais consumidores estão adotando baterias Behind-the-Meter (BTM) que podem ajudar a diminuir sua conta de eletricidade, principalmente reduzindo os picos e aumentando o autoconsumo de ativos renováveis, como instalações fotovoltaicas domésticas. Por exemplo, na Alemanha, cerca de 65.000 novas soluções de baterias residenciais foram instaladas em 2019, um aumento de 44% em relação ao ano anterior.
A economia dos sistemas de armazenamento de energia ainda varia muito, dependendo da relação potência / energia, do tamanho do projeto, do nível de infraestrutura construída e dos regulamentos locais

Projetos de referência
Temos visto grandes volumes de projetos a serem construídos nos próximos três anos. E estima-se que cerca de 95% dos projetos de armazenamento implementados e planejados sejam baseados em baterias de íon de lítio. Além disso, aproximadamente 210 GW de nova capacidade de armazenamento de energia estacionária serão instalados globalmente em 2028, com 49 GW vindos da Europa.
Desafios
A capacidade mundial de produzir células de bateria se expandiu rapidamente nos últimos anos. Hoje, a fabricação de baterias em todo o mundo pode produzir cerca de 320 GWh de baterias por ano para uso em carros elétricos. A capacidade de produção global está distribuída de forma desigual. A China é líder mundial, respondendo por cerca de 70% da capacidade global, seguida pelos Estados Unidos (13%) e Europa (aprox. 4%).
Se as baterias vão servir como uma ferramenta tecnológica essencial para o mundo fazer a transição para um futuro energético sustentável, como sua sustentabilidade pode ser garantida? A produção sustentável de baterias deve levar em consideração toda a cadeia de valor da fabricação de baterias, desde a mineração das matérias-primas até o descomissionamento e retirada de baterias inteiras. Nos próximos anos, à medida que aumenta o número de baterias antes usadas em carros elétricos, as opções de fim de vida dessas baterias devem ser planejadas de forma sustentável. Reutilizar ainda é um conceito bastante novo, por isso há muitas incertezas quanto à implantação desse mercado de baterias de segunda vida devido aos custos de baterias novas, competitividade e desempenho / qualidade dessas baterias.
Embora esses desafios que surgem com o desenvolvimento de baterias sejam significativos, eles podem ser superados por ações direcionadas dos fornecedores, usuários finais e reguladores do setor, permitindo o surgimento de uma indústria de baterias sustentável.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bateria_estacion%C3%A1ria