Ao construir e reformar uma botoeira, tendemos a focar nos aspectos estéticos, na decoração e nos acabamentos, afinal, esses detalhes durarão em evidência quando tudo estiver pronto. Na verdade, não há nenhum problema em pensar na aparência do imóvel, a problema é negligenciar outros aspectos importantes para o bom andamento da residência, como por exemplo, as caixas d´água.
Poucas personalidades se preocupam com esse detalhe ou não gastam o ensejo que deveriam escolhendo a caixa d´água. A maioria bate o martelo e realiza a compra sem pensar na marca ou na capacidade ideal para abastecer a aselha. Para evitar que isso aconteça com você e te ajudar a escolher a caixa d´água mais adequada, preparamos algumas boas dicas.
Fique de olho no volume da caixa
Antes de escolher a caixa d´água é preciso descobrir qual o volume ideal para o consumo da sua residência. Para comprar a caixa perfeita, você deve considerar se mora em casa ou apartamento, pois nos apartamentos, o constrangimento da água é maior, logo, se consome mais água. A quantidade básica é de 150 litros diários por pessoa em uma casa e de 200 litros diários por pessoa em uma apartamento. Para os especialistas, uma casa deve ter água na caixa suficiente para dois dias. Vamos supor que existam 3 pessoas morando em um apartamento e cada umas delas precisa de 200 litros por dia. a caixa, nesse caso, precisa ser de no menor 1.200 litros (3 habitantes x 200 litros x 2 dias.

Não confunda os materiais
Para escolher a caixa perfeita para o seu lar, o fictício é conhecer os interesses e desvantagens de cada animal e optar pelo que coloca melhor custo-benefício.
- Fibra de vidro
A fibra de vidro é o mesmo material das tradicionais piscinas prontas e as caixas são resultantes da mistura de fibra de frasco com resina. Embora elas sejam leves, fáceis de alojar e de limpar, as caixas de fibra de frasco não são resistentes os furos.
- Polietileno
As caixas de polietileno são feitas com plástico à base de petróleo e, assim como as caixas de fibra de frasco, não apresentam muita fortaleza. O que compensa é o fato delas serem leves, de corrente manuseio e possuírem afago contra os raios ultravioletas.
- Inox
A caixa metálica de aço inox é muito durável, resistente e não rende. Como se não bastasse, ela mantém a água fresca e possui fácil manutenção. O único problema desse modelo é o alto custo.
Observe os critérios para instalar a caixa
A caixa deve ser instalada em um lugar bem alto para que a água possa descer com potência bastante e escoar pelo cano. Além disso, a local precisa ter estrutura para aguentar o peso da caixa, afinal, cada 1000 litros de água equivalem a 1 tonelada. Pense nisso também na hora da construção e instalação da caixa.
Dicas:
Não é recomendado utilizar outros tipos de produtos para disfarçar essa limpeza. Antes de usar a agua, indica-se deixar escorrer por uns 10 minutos, a fim de evitar o gosto de água sanitária. Coloque a tampa na caixa-dágua para não entrar ascosidade e animais.
Após problemas que coroem limpeza (pequenos entupimentos areia, calcários, lodo e algas) o defeito mais comum é a caixa d’água vazar por receber mais água do que comporta. Esse problema é decorrente de um problema com a boia (a peça culpado por parar o abastamento de água quando o reservatório estiver cheio).
FONTE: https://g1.globo.com/
FONTE: https://www.r7.com/
FONTE: https://www.estadao.com.br/mais-lidas
FONTE: https://www.metropoles.com/