Em 2013 – quando começamos a trabalhar com emissoras – a transmissão ao vivo era limitada e complicada. Criar um ótimo vídeo ao vivo foi um processo complexo e, para muitas organizações, os resultados de baixa qualidade e baixo impacto muitas vezes não justificavam o aborrecimento.
Agora, a transmissão ao vivo é mais acessível e mais relevante para todos.
Embora a transmissão de conteúdo seja mais fácil do que nunca, entender todos os muitos fatores envolvidos na configuração ainda pode ser opressor. As várias opções de hardware, software e plataforma podem criar uma barreira para começar.
Todos os dias, membros de nossa equipe consultam sobre as configurações de transmissão ao vivo de iniciantes e especialistas. Esta postagem condensa o conhecimento interno que desenvolvemos ao longo dos anos para ajudar aqueles com pouca ou nenhuma experiência com vídeo ou transmissão a entender tudo isso. Ele fornece uma visão geral e destaca as armadilhas potenciais.
Visão Geral
Existem muitas maneiras de configurar uma transmissão ao vivo.
Você pode pegar o telefone, abrir o Facebook e começar a transmitir para o Facebook Live imediatamente. Como alternativa, você pode construir um estúdio de TV multimilionário com dezenas de câmeras e contratar uma equipe em tempo integral para executá-lo. Sem surpresa, a maioria das organizações se encontra em algum lugar entre esses dois extremos do espectro.
Para entender onde você se encaixa na imagem, vamos dividir o processo de transmissão ao vivo em quatro partes diferentes:
- Captura de áudio + vídeo – como você captura vídeo e áudio para enviar aos seus espectadores – câmeras, filmadoras, dispositivos móveis, etc.
- Produção – como você adiciona outros elementos – sobreposições, títulos, alternando entre câmeras – ao seu vídeo ao vivo para aumentar a qualidade da apresentação
- Going Live – como você envia com eficiência seu vídeo gravado localmente para seus espectadores em todo o mundo
- Gerenciamento de vídeo – o que você faz com o vídeo quando a transmissão ao vivo é concluída para torná-lo um conteúdo perene.
- transmissão profissional

Captura De Áudio + Vídeo
No passado, se você quisesse transmitir, precisava de uma câmera de vídeo. Agora você pode fazer streaming de todos os tipos de dispositivos.
Dispositivos Móveis
As câmeras de nossos telefones e tablets estão melhorando a cada ano. Em 2014, você não poderia transmitir vídeo de seu telefone – mesmo se pudesse, não seria um vídeo de alta qualidade. Agora, você não só pode transmitir de um telefone, mas também pode fazer isso bem . Tudo que você precisa é de um aplicativo de transmissão ao vivo como o Facebook, Periscope ou Broadcaster.
Dispositivos móveis – emparelhados com uma plataforma de streaming ao vivo – são opções extremamente razoáveis para o iniciante em streaming ao vivo, desde que:
(a) você monta seu dispositivo móvel em um tripé ,
(b) você conecta sua câmera a uma fonte de áudio melhor do que seu microfone interno,
(c) você tem uma conexão de internet muito boa ,
d) você escolhe a plataforma certa ,
e) e você não tem intenção de aumentar o zoom.
Câmeras De Vídeo
Embora os dispositivos móveis sejam agora uma alternativa legítima, as câmeras de vídeo continuam sendo a melhor maneira de transmitir vídeos de alta qualidade.
Existem milhares de tipos de câmeras de vídeo. Para simplificar, veremos quatro tipos específicos de câmeras de vídeo – câmeras amadoras, semi-profissionais, profissionais e pan-tilt-zoom (PTZ).
Câmeras de vídeo para consumidores
As câmeras do consumidor são um ótimo lugar para começar se você estiver transmitindo pela primeira vez. Construídas de forma intuitiva e com um preço baixo, essas câmeras ainda podem ser impressionantes. Você abrirá mão de alguns dos elementos adicionais das câmeras top de linha, mas poderá criar ótimos vídeos.
Nossa câmera favorita para o consumidor é a Canon VIXIA – existem vários modelos diferentes – tripé Magnus VT-4000 .
Câmeras de vídeo prosumer
As câmeras Prosumer são um avanço em relação às câmeras do consumidor em termos de recursos de lente e qualidade geral de imagem. Essas opções de nível médio são ideais para organizações de pequeno ou médio porte que procuram criar um fluxo muito profissional.
Neste espaço, gostamos de recomendar a Canon XA15 por causa de seus recursos de zoom e saídas de nível profissional.
Câmeras de vídeo profissionais
Se você tem um cinegrafista profissional na equipe e câmeras com a tecnologia mais recente – além de um orçamento decente, é claro – você pode criar um conteúdo de vídeo visualmente impressionante. Se você estiver comprando uma câmera para o futuro, certifique-se de que ela tenha recursos de saída 4K .
Amamos a Panasonic AG-DVX200 porque ela pode produzir 4K e recursos de faixa dinâmica expandida.

Câmeras PTZ
Câmeras PTZ são montadas na parede ou no teto de uma sala. Você pode controlá-los com um controle remoto ou deixá-los sozinhos como uma câmera fixa.
Outras opções
Você pode usar diferentes tipos de câmeras para transmitir. Algumas DSLRs, câmeras IP e GoPros funcionarão em determinadas situações.
Se você optar por usar uma câmera de vídeo não padrão, certifique-se de verificar suas especificações antes de construir sua configuração. Você deve verificar a duração máxima das gravações e garantir que haja uma saída HDMI limpa.
Com O Que Se Preocupar
👂 Sua configuração de áudio. Muitas pessoas passam muito tempo pensando sobre a qualidade da imagem, e não o suficiente considerando a qualidade do som. Na maioria das situações, uma transmissão ao vivo depende da sua capacidade de ouvi-la .
⏭ Fazendo muito, muito rápido. Se você estiver transmitindo pela primeira vez, faça um favor a si mesmo e torne-o simples. Comece pequeno criando um fluxo de trabalho tranquilo para você e sua equipe. Você sempre pode aumentar sua produção no futuro.
Produção
Os elementos de produção são os recursos adicionais – sobreposições, títulos, alternância entre câmeras – que você traz para o seu stream para melhorar a experiência do visualizador . Embora o uso de ferramentas de produção seja uma ótima maneira de aumentar o envolvimento do visualizador, elas também exigem mão de obra adicional. Isso nos leva ao nosso primeiro ponto: você não precisa aprimorar seu stream com elementos de produção – eles são um ótimo bônus.
Quando Você Deseja Uma Configuração Automatizada
Se você não pode produzir ativamente uma transmissão ao vivo, tudo bem. Você pode configurar um feed de uma câmera PTZ no fundo da sala ou uma câmera de vídeo em um tripé e não precisa se preocupar com mais nada.
Pequenos Elementos De Produção Que Você Pode Querer Adicionar
Se você tiver uma equipe para uma produção maior, há alguns acréscimos econômicos que criarão uma experiência de visualização melhor. Alternar entre câmeras pode adicionar variedade à sua transmissão. Sobrepor imagens e títulos ou outros elementos – como placares – fornece um contexto melhor para os espectadores sintonizarem.
Ferramentas De Produção
Às vezes, você pode adicionar elementos de produção simples sem uma peça extra de hardware. Algumas plataformas de streaming ao vivo – como BoxCast – fornecem um recurso de sobreposição gráfica integrado para colocar imagens no topo da transmissão de vídeo no meio. Se quiser mudar entre dois ângulos de câmera algumas vezes em uma transmissão, você pode fazer isso com uma chave HDMI básica .
Além desses aprimoramentos de produção simples, você precisará de um switcher de vídeo baseado em hardware ou software . Recomendamos hardware , mas aqui estão nossos favoritos de cada tipo para iniciantes .
Com O Que Se Preocupar
😫 Tornando as coisas muito complicadas. Já dissemos e vamos repetir mais uma vez: facilite o seu fluxo de trabalho. Não tente adicionar muita produção muito rápido.
👩💻 Considerando o tempo necessário da equipe ou do voluntário. A produção de vídeo requer produtores e câmeras. Sempre que nossa equipe produz uma transmissão ao vivo com grande produção, temos um punhado de pessoas envolvidas.
Mais coisas divertidas criam mais trabalho a fazer – é a compensação da emissora.
Going Live
Até este ponto, cobrimos a captura de vídeo e a adição de elementos de produção opcionais. Para transmitir ao vivo, você também precisa enviar o vídeo para a Internet em tempo real.
Você tem duas grandes perguntas a responder:
Para onde eu quero enviar meu stream?
Como vou chegar lá?
Para Onde Enviar Seu Stream
Há um número ilimitado de destinos para sua transmissão ao vivo, incluindo seu próprio site , Facebook Live , YouTube e Periscope (Twitter) e aplicativos de smart TV.
Seu Próprio Site
Seu próprio site é o lugar onde você pode servir melhor seus espectadores com sua marca e seus recursos.
Facebook Live
De todas as plataformas de streaming, o Facebook Live é a mais popular devido ao seu poder social. Quando você já tem uma grande audiência no Facebook, você pode achar que o Facebook Live é um destino importante para suas transmissões ao vivo devido ao seu potencial de alta audiência.
Youtube
Quando você pensa em vídeo na internet, o YouTube é o maior nome da indústria. Com mais de 1 bilhão de espectadores únicos a cada mês, a plataforma é um espaço eficaz para compartilhar seu conteúdo de vídeo digital.
Periscope (Twitter)
O Periscope é a plataforma preferida para o Twitter. O Periscope está cada vez mais integrado ao Twitter – agora é essencialmente “Twitter Live”, embora ainda mantenha sua própria plataforma separada da esfera do Twitter. Muitas organizações com contas ativas no Twitter podem se beneficiar de streaming de vídeo ao vivo para esse destino.
Outros destinos
Existem muitos outros lugares onde você pode querer enviar sua transmissão ao vivo. Cada um deles vem com suas vantagens e desvantagens únicas.
Você não precisa transmitir para todos os destinos. Se você ainda não tem um público no YouTube, provavelmente não vale a pena gerenciar um stream lá. Escolha alguns locais que funcionem para você e concentre-se em aumentar seu público nesses locais.
Como Chegar Lá
Todos os destinos de streaming ao vivo exigem o envio de seu stream para a Internet.
Se você está usando um dispositivo móvel para captura ou um switcher de software para produção, seu vídeo já está um passo mais perto da internet, pois está em um telefone ou computador.
Se estiver usando câmeras de vídeo para captura e um switcher de hardware para produção, você precisará se conectar a uma rede local.
Usando telefone / laptop / tablet para se conectar à Internet
Se você estiver capturando ou produzindo seu vídeo em um dispositivo conectado à Internet, não precisa de um codificador de hardware. Você precisa de uma plataforma – aplicativo ou software – com codificação e distribuição de conteúdo.
Em seu telefone, seu aplicativo do Facebook ou Periscope pode codificar vídeo. Infelizmente, esses aplicativos distribuirão o vídeo apenas para suas próprias plataformas. Se você depender desses aplicativos sociais para codificação, estará limitado ao streaming para um destino.
Se você deseja transmitir de um dispositivo iOS, mas também precisa transmitir para vários destinos, considere o aplicativo Broadcaster do BoxCast . O Broadcaster é a maneira mais poderosa de transmitir vídeo ao vivo em HD 1080p60 diretamente de seu iPhone ou iPad.
Usando um codificador de hardware para se conectar à Internet
Se você não estiver usando um dispositivo conectado à Internet para captura e produção – o cenário mais comum – você precisará de um codificador de hardware para enviar vídeo para a Internet de sua câmera ou switcher de hardware.
Na BoxCast, oferecemos dois codificadores de hardware, desenvolvidos especificamente para organizações. O BoxCaster é um codificador poderoso e fácil de usar que pode transmitir até 1080p. O BoxCaster Pro é o codificador mais poderoso do BoxCast – projetado para streaming de nível profissional fácil e automatizado.
Simulcasting (Streaming Para Vários Destinos)
Simulcasting é o nome da transmissão ao vivo para vários destinos – seu site, plataformas sociais, aplicativos móveis, aplicativos de smart TV – simultaneamente.
O streaming de vários destinos é uma ótima maneira para as organizações aumentarem seu público. Se você não está enviando sua transmissão para várias plataformas, está perdendo audiência.
No BoxCast, simplificamos as configurações de transmissão simultânea, permitindo que você configure uma transmissão com quantos destinos você precisar com um único clique. Você pode economizar tempo e planejar com antecedência, agendando transmissões dias ou semanas antes de ir ao ar. A plataforma BoxCast também permite que você defina transmissões recorrentes e envie seus eventos em massa.

Com O Que Se Preocupar
🔼 Sua velocidade de upload da Internet. A principal prioridade para você como transmissor é garantir que você mantenha uma boa rede para sua transmissão ao vivo. Esteja você usando wi-fi ou uma conexão a cabo, leia sobre os requisitos mínimos de largura de banda e os fatores que os afetam.
Gestão De Vídeo
O último aspecto da transmissão ao vivo é o que acontece com seu vídeo quando a transmissão é concluída.
Em muitos casos, as gravações dessas transmissões podem ser tão importantes para os espectadores quanto o vídeo ao vivo.
Considere onde suas transmissões gravadas serão hospedadas para reprodução sob demanda, como editá-las, quem tem controle sobre elas e por quanto tempo elas estarão disponíveis para você.
Edição E Gerenciamento De Vídeos Gravados
Assim que sua transmissão ao vivo for concluída, você terá a oportunidade de melhorar o vídeo gravado para facilitar a visualização. Você pode considerar uma plataforma com a capacidade de fazer o seguinte:
Arquivamento automático (ao manter o link de URL)
Se você enviar todos para um link específico para assistir ao vídeo ao vivo, intuitivamente, você deseja que a versão gravada desse vídeo fique disponível no mesmo local. Dessa forma, seus espectadores verão seu conteúdo quando clicarem nos links antigos.
Baixar e reenviar vídeos para reprodução sob demanda é doloroso. Evite esse processo.
Corte
Se o seu stream começar atrasado ou terminar mais cedo, você pode acabar com uma filmagem desnecessária no início e no final de sua transmissão. Você precisa encontrar uma maneira de cortar qualquer vídeo desnecessário no início ou no final de sua transmissão.
Substituições de transmissão
Se você deseja fazer upload de uma versão gravada localmente ou substituí-la por um vídeo pós-processado, uma opção de substituição de transmissão pode facilitar isso. Idealmente, essa ferramenta deve manter todos os links de listagens existentes, incorporações e análises da transmissão original.
Marcação de Vídeo
Os marcadores de vídeo permitem que você marque momentos significativos em suas transmissões para que os espectadores possam consultá-los facilmente. Esteja você marcando os tópicos da agenda de uma reunião do conselho municipal, marcando o momento de um gol em um jogo de futebol ou interrompendo uma apresentação de negócios de cinco horas, os marcadores de vídeo podem ajudar seus espectadores a encontrar o que procuram.
Direitos De Propriedade E Conteúdo
Você pode presumir que qualquer conteúdo criado por você é de sua propriedade. Não é. Se você transmitir para o Facebook Live ou YouTube diretamente, essas empresas são donas de seus vídeos.
Além de possuir seu conteúdo para que possam monetizá-lo, o YouTube e o Facebook precisam de controle total para interromper o vídeo que eles consideram uma violação da lei de direitos autorais. Em teoria, parece bom que essas plataformas reprimam as leis de direitos autorais, mas, na prática, a política pode ser uma grande preocupação para as organizações. Essas plataformas têm algoritmos para coletar vídeo e som que infringem material de direitos autorais. Esses algoritmos nem sempre são precisos.
Muitas vezes encontramos casos em que as organizações perderam o acesso às suas contas ou não conseguiram acessar seus próprios vídeos devido a algoritmos com falha.
Tudo isso para dizer que você deve manter sua cópia do conteúdo do seu vídeo em outro local, onde você tenha o controle. Com uma plataforma como o BoxCast, você tem a propriedade do material. Você pode removê-lo quando quiser, gerenciá-lo e guardá-lo pelo tempo que precisar.
Com O Que Se Preocupar
⏳ Quanto tempo você realmente precisa de seus arquivos. Para a maioria das organizações, a visualização dos streams gravados diminui com o tempo. Tenha um determinado período de tempo para manter suas transmissões disponíveis em mente. Para sempre nem sempre é a resposta.
⬇️ Capacidade de download. Certifique-se de ter uma maneira de baixar suas transmissões para manutenção de registros internos. É sempre uma boa prática manter uma cópia de backup.
Reflexões Finais + Leituras Adicionais
Esperançosamente, você achou essa visão geral útil para definir o escopo de seu projeto de transmissão ao vivo. Não cobrimos tudo o que você deve considerar ao criar uma configuração de transmissão ao vivo, mas isso seria impossível. Sempre há mais para aprender.
- FONTE: https://g1.globo.com/
- FONTE: https://www.r7.com/
- FONTE: https://www.terra.com.br/noticias/
- FONTE: https://noticias.uol.com.br/