Como abrir uma Offshore

Entenda o que são empresas Offshore aqui

Aprender como se propiciar de uma empresa offshore é a dúvida mais comum que tenho recebido nos últimos meses. É sobre isso que você irá ler agora. Diria que este é o terceiro capítulo para você se desprender do preconceito que foi embutido em todos nós quando se trata de investimentos e negócios internacionais O primeiro foi o texto sobre os paraísos fiscais e o De acordo com foi o artigo sobre os Panama Papers.

Pois bem. Existe uma série de justificativa para você abrir sua própria empresa no exterior. Seja para fazer negócios internacionais, usar como veículo de investimentos, programação tributário e sucessório, comprar imóveis, etc. É um passo além no que se refere a sua internacionalização.

Por mais que muitos queiram tratar disso como veículo de evasão fiscal, higiene de dinheiro ou como uma maneira de esconder dinheiro do governo, abrir uma empresa fora do Brasil é 100% legal. Se tudo que você produziu e acumulou até hoje foi autêntico e está declarado, não há motivos para achar que irá fazer algo ilegal. E existem muitos benefícios sob diversos pontos de vista em você ter sua própria empresa fora do país.



O ambiente de negócios no Brasil



Abrir empresa e cumprir todas as obrigações estabelecidas em lei. e tributárias no Brasil pode se tornar uma via crucis. Nosso país é um verdadeiro inferno para empreeender. A burocracia é tremenda. Os impostos são complicados e complexos de calcular. Não bastasse isso, há uma média de 5 decretos novos por mês envolvendo tributação, que os empreendedores. devem acompanhar e aplicar em seus negócios para se manterem dentro da lei.

Cada país tem as suas pessoais leis e regras, mas em geral são países que permitem a abertura de empresa por não-residentes com rapidez, baixa burocracia e com liberdade de fazer negócios. Você precisa de um agente registrado no país definido para ser o responsável pelo cadastramento da organização É este agente que lhe orientará quanto aos tipos de empresa disponíveis e quanto aos documentos necessários.

Quando a pessoas  entra nos detalhes do registro descobre por exemplo que em São Paulo, o número de procedimentos para abrir uma empresa são 11, o tempo gasto para calcular e pagar os tributos chega a 2600 horas por ano e a alíquota de impostos é em média 69%. Em Cingapura, a primeira do ranking, o número de métodos são 3, as horas necessárias para calcular tributos são 83 e a imposto de impostos é de 18%.

Red Tape é uma série de ações ou tarefas complicadas, complexas ou excessivas, que aparentam desnecessários mas que o governo ou uma organização requerem que você cumpra para poder realizar seu trabalho de maneira legal.

Então se você almeja abrir um negócio e o seu país coloca desafios o mercado dá um jeito de lhe oferecer uma solução. E essa alternativa está fora do Brasil, nos chamados paraísos fiscais.

Nessas países, a abertura e a burocracia para tocar negócios por não residentes são ainda menores do que para os locais. São países que se especializaram em criar um ambiente livre e com leis que favorecem a produção e o trabalho.



Os custos variam bastante, mas em geral são bem mais baratos do que uma empresa equivalente no Brasil. Em geral é cobrada uma taxa na abertura da empresa e taxas anuais para o governo. O custo anual pode variar de U$ 1.000 a U$ 2.000 nos países mais em conta, mas pode chegar a mais de U$7.000 dependendo da complexidade da estrutura. É menos do que se gasta apenas com contador no Brasil.

Escolher uma jurisdição não é algo fácil, requer orientação e pesquisa para determinar qual o país tem a estrutura mais apropriada para aquilo que você deseja.

Ao abrir uma empresa em um desses países, você está gerando uma nova entidade sem vínculo com de você e que pode realizar negócios, abrir contas, pedir empréstimos, fazer investimentos, etc por conta própria. São procedimentos que se feitos por você como pessoa física ficam sujeitos à legislação e às regras complexas e desfavoráveis do Brasil. O uso da empresa lhe permite trabalhar em um Espaço legislatório mais eficiente, menos custoso e menos burocrático. Quem presta serviços para clientes no exterior, por exemplo, é muito beneficiado com isso.

empresa offshoreA segunda vantagem é que enquanto os lucros permanecerem dentro da empresa, eles permaneceram livres de impostos e podem ser investidos outra vez A tributação só ocorrerá se algum valor for distribuído para os sócios sob a forma de dividendos.

Você também pode usar a sua organização para lidar com toda sua vida online. Registro em sites, seja de compras, de companhias aéreas e hotéis, podem ser feitos por meio da empresa. aumentando  sua sigilo  e você não precisa espalhar seus dados pessoais pela internet.

A proteção contra confisco e regiemntos de capital também é um ponto-chave a ser levado em conta. Tudo que está em seu nome dentro do Brasil fica a apenas uma canetada do governo. Não custa lembrar do governo Collor. Quem viveu sabe como foi. E não pense que estamos longe de outro evento como esse. Muita gente que fizeram parte daquilo continua sentada no poder ou atuando nos bastidores.


A experiência recente e atual dos nossos proximos na Argentina e Venezuela é necessário servir como o canário em uma mina de carvão (A expressão deriva da prática de levar canários para minas de carvão. Em caso de liberação de algum gás venenoso, como metano ou monóxido de carbono, em excesso no interior da mina, o canário morreria antes dos gases contaminarem os mineiros, servindo assim como um forte aviso de perigo iminente) para todos os brasileiros. O risco político a que estamos expostos é uma ameaça constante.

“Sexta-feira, 16 de março de 1990, feriado bancário. Um dia após tomar posse como o primeiro gestor eleito no país de forma direta após quase 30 anos, Fernando Collor de Mello anunciou um pacote radical de medidas econômicas, incluindo o confisco dos depósitos bancários e das até então intocáveis cadernetas de investimento por parte do dos brasileiros.”

Uma LLC é uma mistura entre uma empresa e uma parceria. Em geral, são formadas por mais de um membro. Cada membro ou congregado então recebe uma parte da companhia sob a forma de ações, que somadas compreenderão 100% da empresa. Existe uma grande flexibilidade tanto em relação aos tipos de ações, quanto no que se refere a facilmente de transferência de ações entre os membros. É um tipo de empresa menos burocrática que a IBC. Não é necessário ter gestores escolares, ou secretários e um dos membros em geral atua como manager da companhia.  Esse é o tipo de organização usada para adquirir imóveis, por exemplo, nos EUA.

empresa offshorePode posicionamento complexo à primeira vista, mas vou dar um exemplo fácil de entender. Vamos supor que você tenha um patrimônio e queira que seus herdeiros usufruam dele de maneira responsável. Você não quer que eles vendam ou façam mal uso de tudo o que você levou décadas para acumular. Para isso, você repassa o seu patrimônio para o Trust e orienta por escrito a instituição administradora, por exemplo, a investir os recursos em determinado banco. Você então coloca seus filhos como privilégios do Trust. Na orientação, você acrescenta que cada beneficiário deverá ter um cartão com certo limite mensal para despesas e que não poderão se desfazer dos ativos em carteira. Pronto. Nada do seu herdeiro sair comercializando tudo e vivendo como rei até o dinheiro acabar. Esse é um dos segredos do porque certas famílias conseguem manter seu patrimônio por gerações.

Existem muitas benefícios em ter sua própria empresa offshore, seja para apenas manter seus investimentos, seja como veículo de sucessão ou tocar negócios internacionais. O ganho que se tem tanto no aspecto financeiro, quanto no de saúde mental é excessivo É uma maneira inteligente de facilitar a vida daqueles que querem manter, se expandir e usufruir da riquesa pessoal, que criaram de maneira legítima.