8 principais benefícios do marketing digital

Uma pesquisa mostra que, nos últimos três anos, o uso da Internet por adultos aumentou em pelo menos 5%. Agora, mais do que nunca, as empresas estão aproveitando as oportunidades que o mundo digital oferece. Em outras palavras, o marketing online desempenha um papel muito importante nas decisões de compra que as pessoas tomam.

Independentemente do tipo de marketing digital que uma empresa utiliza, o objetivo geral do marketing é conectar-se com o público-alvo no lugar certo e na hora certa, e que melhor lugar para se conectar com o seu público do que a internet.

Antes de explorarmos os 8 benefícios do marketing digital para sua empresa, vamos tirar o básico do caminho.

O que é marketing digital?

Em suma, o marketing digital se refere ao marketing por meio de um dispositivo eletrônico ou da internet. É outra palavra para marketing na internet.

Hoje, centenas de milhares de empresas se envolvem em marketing digital, pois acham mais fácil, e mais econômico, alcançar um grande número de pessoas dessa maneira.


Existem muitas táticas de marketing digital, algumas das quais são:

  • Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)
  • Pesquisa paga
  • Exibição de publicidade
  • Marketing de mídia social
  • Marketing de conteúdo
  • Marketing de email
  • Marketing de influência
  • Marketing afiliado

Tradicionalmente, as empresas alcançavam seu público-alvo por meio de canais de televisão, rádio, revistas, eventos e mala direta. Agora, à medida que as pessoas passam mais tempo online, as empresas estão tentando alcançar compradores em potencial por meio dos canais digitais. Afinal, os profissionais de marketing precisam ir aonde as pessoas estão.

Se você deseja fazer a mudança e diversificar sua estratégia de marketing, provavelmente deseja compreender os benefícios dessas novas táticas de marketing digital.

Fonte: Reprodução: Pinterest

Então, vamos mergulhar nos nove principais benefícios do marketing digital:

1. Aumente a lealdade do cliente com comunicações frequentes

Como você sabe, custa mais atrair e converter novos clientes do que reter os clientes existentes. A lealdade do cliente pode ser difícil de estabelecer, mas vale a pena seus esforços.

É ótimo finalizar uma venda com seus clientes, mas é ainda melhor reter esses clientes após a venda. Um cliente contratado pode fazer outra compra ou recomendar sua marca a terceiros, o que ajuda a aumentar as vendas. Para reter clientes, você precisa se manter em contato com eles, e o marketing digital torna isso mais fácil do que nunca. Algumas táticas comprovadas incluem:

  • Ofertas personalizadas por e-mail: conforme você aprende sobre seus clientes, pode enviar-lhes ofertas personalizadas, como códigos de desconto sazonais para produtos relacionados ou acesso exclusivo a lançamentos de novos produtos. Isso não apenas faz o cliente se sentir valorizado, mas também impulsiona as vendas repetidas.
  • Engajamento na mídia social: incentive os clientes a segui-lo nos canais de mídia social. Quando o fizerem, você terá acesso diário a eles enquanto navegam por seus feeds de mídia social. Mantenha-os engajados com conteúdo útil e relevante ou com conteúdo que os inspire e encante. Sempre que eles precisarem do seu serviço ou produto novamente, eles estarão mais aptos a comprar de sua empresa.

2. Envolva o cliente em cada fase de compra

Antes de o marketing digital se tornar popular, poucas pessoas falavam sobre a jornada do cliente, principalmente porque era difícil de entender e analisar. Na maioria das vezes, um cliente ia a uma loja física depois de ver um anúncio na TV ou no jornal, tomava uma decisão e pagava pelo produto ou serviço dentro da loja. Porém, no marketing digital, podemos acompanhar cada passo que um cliente dá, muitas vezes desde o momento em que ele é acionado para encontrar uma solução ou produto.

Hoje em dia, é comum um consumidor ver um anúncio online, pesquisar e comparar preços em diferentes sites e, em seguida, ir a uma loja para experimentar o produto ou comprar em uma loja online. Os aplicativos móveis fornecem aos compradores ofertas e cupons especiais, suporte ao cliente e ferramentas de comparação, que aumentam nossa compreensão do processo de compra. Com o marketing digital, um profissional de marketing pode acompanhar toda a jornada de compra do cliente.

3. Almeje o público certo

Agora é mais fácil do que nunca segmentar públicos, pois muitas plataformas de marketing digital permitem que você atinja um público específico. Temos acesso a ferramentas online que rastreiam as atividades online e informações demográficas de um indivíduo. Os profissionais de marketing digital podem usar esses dados para oferecer aos usuários produtos ou serviços específicos nos quais eles possam estar interessados. Por exemplo, quando um visitante clica no anúncio gráfico de uma marca, seja na mídia social ou por meio de um mecanismo de pesquisa, a marca pode direcionar esse visitante com anúncios subsequentes e relacionados. Se o conteúdo que um visitante recebe é baseado em seus interesses e comportamentos online, ele cria um reforço positivo e torna as compras mais fáceis e satisfatórias.

4. Gere um pipeline de leads consistente

Criar seu “funil de vendas” é, em última análise, o principal objetivo do marketing. Um funil de vendas é basicamente um sistema para gerar leads e vendas consistentes a partir do tráfego. Em outras palavras, transformando o tráfego em entusiastas da marca. A função de um funil de vendas é separar as “vitrines” dos compradores reais. 

5. Otimize e obtenha melhores taxas de conversão

Ao contrário do marketing tradicional, que inclui anúncios caros de TV, rádio ou impressos, as plataformas de publicidade online são muito mais acessíveis. Você também pode melhorar sua taxa de conversão de anúncios de forma mais conveniente do que com a publicidade tradicional. Com anúncios impressos, muitas vezes é difícil rastrear as taxas de conversão, pois tudo está acontecendo offline. Como saber se alguém viu seu anúncio em uma revista e depois foi à loja? Se você não consegue acompanhar o desempenho do seu anúncio, como pode otimizá-lo?

A publicidade digital torna isso mais fácil, pois cada interação é rastreada. Você sabe instantaneamente quantas pessoas estão visualizando seu anúncio e quais ações elas realizam.

A maioria das plataformas de publicidade online inclui algum nível de relatório, que você pode usar para refinar a segmentação, a cópia e o design do anúncio.

6. Meça com precisão todos os resultados

Com o marketing offline, é difícil medir os resultados de suas campanhas de marketing. Por exemplo, se você colocar um anúncio em um jornal e em um outdoor simultaneamente, não poderá saber exatamente quantas pessoas viram o anúncio no jornal ou quantas viram o anúncio no outdoor. O que pode ser mais frustrante é saber qual anúncio é mais eficaz e em qual anúncio investir.

No entanto, o marketing digital não tem esses problemas. Na verdade, com o marketing digital, você pode medir tudo o que vale a pena medir. Desde o momento em que o anúncio é clicado até o momento em que o visitante sai da página. Tudo! Você pode determinar quantas pessoas viram seu anúncio, quantas vendas resultaram dele e, por fim, seu retorno do investimento (ROI). Software de análise de dados (como o Google Analytics) e redes sociais ou plataformas de anúncios (como Facebook Ads e Google Ads) tornam esse monitoramento ou medição possível.

Fonte: Reprodução: Pinterest

7. Ganhe credibilidade da marca

Se alguma marca quer ganhar credibilidade de forma rápida e sustentável, é pela internet. Estudos de marketing de conteúdo mostram que marcas digitalmente ativas geralmente acabam tendo mais credibilidade. Por meio de seu conteúdo, uma empresa pode esclarecer dúvidas de seus clientes, esclarecer conceitos importantes e mostrar que entende o que move seu mercado.

Um conteúdo útil e interessante ajuda uma empresa a ganhar a confiança de seus clientes, bem como de especialistas do setor. Pode ser eficaz na medida em que os concorrentes comecem a citá-lo também em seu conteúdo.

8. Obtém mais retorno por seu dinheiro

Muitos proprietários de empresas podem pensar que precisam economizar muito dinheiro para se beneficiar do marketing digital. Mas isso não é totalmente verdade. O marketing digital pode ser muito acessível e geralmente pode gerar altos ROIs. Uma pequena empresa, por exemplo, pode alcançar os clientes cedo e começar a crescer rapidamente. Também é mais fácil medir o ROI nas várias fases do funil.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing