Investir em uma plataforma de vídeo para a educação é uma jogada inteligente para qualquer faculdade ou universidade que gere muito conteúdo de vídeo. Mas descobrir qual plataforma de vídeo atenderá às necessidades da sua escola pode ser uma perda em tempo real. Acelere o processo com nossa visão geral das seis principais plataformas de vídeo para educação.
A ascensão do vídeo na educação gerou inúmeras plataformas que prometem ajudar as instituições educacionais a gerenciar e distribuir seu conteúdo de vídeo. Muitas escolas confundem esses sistemas de gerenciamento de conteúdo de vídeo (CMSs) com sistemas de gerenciamento de aprendizagem (LMSs). Um LMS pode incluir ferramentas para gerenciar e entregar conteúdo de vídeo educacional, mas sua função principal é permitir que os professores e instrutores criem e entreguem o conteúdo do curso online (apresentações de slides de aulas, questionários de múltipla escolha, etc.), analisem o envolvimento e avaliem o aluno desempenho.
O que procurar em um CMS de vídeo para educação
Uma plataforma de vídeo especialmente desenvolvida para a educação é o caminho a percorrer se a sua escola deseja otimizar a captura de palestras, salas de aula invertidas, streaming e gravação de eventos escolares ou qualquer um dos muitos outros aplicativos para vídeo na educação. As principais considerações ao comprar um CMS de vídeo incluem:
Experiência de usuário
Os professores, administradores, alunos e funcionários acharão a plataforma fácil de usar? A resposta pode ter grandes implicações para a adoção em todo o campus, tornando vital uma interface amigável.
Conjunto de características
Os CMSs de vídeo oferecem muito mais do que apenas um espaço escalonável para hospedar seus vídeos. Muitos incluem recursos como transmissão ao vivo e programação de sessão de gravação; ferramentas analíticas que fornecem uma visão prática sobre como os alunos estão se envolvendo com o conteúdo do seu vídeo; e editores de vídeo para aparar, alternar ao vivo e fazer anotações. Sua escola precisa de um portal de conteúdo de vídeo simples ou de uma plataforma de produção de vídeo completa e rica em recursos?
Integração LMS
Idealmente, o CMS de vídeo que você escolher pode ser integrado ao LMS existente em sua escola. A integração simplifica a produção de vídeo e os fluxos de trabalho de classificação. Por exemplo, alguns CMSs podem alimentar pontuações de questionários de vídeos interativos diretamente nos livros de notas do LMS dos alunos. A maioria das plataformas de vídeo para educação se integra a LMSs por meio de padrões de tecnologia de interoperabilidade de ferramentas de aprendizagem (LTI). Alguns até oferecem recursos e fluxos de trabalho especiais para LMSs líderes do setor.
Disponibilidade de teste grátis
Você descobrirá que a maioria das plataformas de vídeo para educação oferece um período de teste gratuito. Esta é a melhor maneira absoluta de determinar o quão bem a solução servirá à sua escola.
Principais plataformas de vídeo para educação
As seis melhores plataformas de vídeo para educação são:
- Echo360
- Kaltura
- Opencast
- Panopto
- VidGrid
- YuJa
Nenhuma dessas plataformas publica detalhes de preços. Se você estiver interessado em um, entre em contato com a equipe de vendas para obter uma cotação.
Echo360
Apresentando-se como a “plataforma de vídeo mais inteligente para a educação”, o Echo360 oferece uma série de ferramentas para gravação de vídeo, streaming ao vivo e gerenciamento de conteúdo. Mas o verdadeiro recurso de destaque da plataforma é seu mecanismo de análise. O Painel do Instrutor oferece aos professores uma visão granular e de alto nível sobre a frequência do aluno no curso, visualizações de vídeo e apresentação, frequência de anotações, conclusão de atividades e muito mais. O Echo360 pode até detectar alunos com dificuldades e alertar os professores para que eles possam intervir.
Echo360 também possui ferramentas para promover o envolvimento dos alunos e aprendizagem ativa. Os professores podem incorporar enquetes e atividades em apresentações e vídeos para testar a compreensão dos alunos sobre o conteúdo. Os alunos podem virtualmente levantar a mão em sala de aula ou durante uma gravação quando se sentirem perdidos – uma pista para os professores sobre quais partes das aulas precisam ser reforçadas. Os espectadores também podem fazer perguntas em tempo real, fazer anotações digitais que sincronizam com os carimbos de data / hora do vídeo e marcar partes da palestra para fácil referência.
A gravação e a transmissão ao vivo acontecem por meio do Echo360 Universal Capture, disponível como um PC para download, macOS ou aplicativo móvel, ou por meio de um navegador da web. Uma interface de usuário intuitiva e recursos como agendamento e gravação com um clique podem ajudar a simplificar os fluxos de trabalho de produção de vídeo. Um modo pessoal (em vez do modo de sala de aula padrão) permite gravação e streaming sem restrições. Os usuários podem até criar vídeos offline que são carregados automaticamente para a plataforma na próxima vez que se conectarem a uma rede. Fiel à sua marca “inteligente”, o Echo360 possui vários recursos automatizados, incluindo legenda oculta habilitada pela mesma tecnologia de reconhecimento automático de fala (ASR) que alimenta a Alexa da Amazon.
O Echo360 oferece seus próprios dispositivos de captura dedicados para uso com sua plataforma de vídeo. Isso torna o Echo360 uma solução viável para escolas que desejam um único pacote de hardware e software. Comparado a um dispositivo independente de plataforma, as escolas também podem considerar a natureza fechada dos codificadores de hardware do Echo360 uma limitação.
Recursos
- Ferramentas robustas para análise, envolvimento do aluno e aprendizagem ativa
- Grave e transmita ao vivo por meio de software de PC ou Mac, aplicativo móvel, navegador da web ou codificadores de hardware do próprio Echo360
- Closed captioning automático
- Integração com produtos LMS que suportam o padrão LTI
- Transmissão e gravação ao vivo simultâneas
- Diferentes modos para diferentes casos de uso (por exemplo, modo de sala de aula para captura de aula, modo pessoal para tarefas de vídeo de alunos)
Kaltura
Kaltura é uma plataforma de vídeo rica em recursos que combina um repositório centralizado e baseado em nuvem para mídia digital, um portal de vídeo para todo o campus e um poderoso software de captura de palestras e streaming ao vivo . A integração abrangente com os principais LMSs, como Blackboard e Canvas, permite que você acesse esses recursos diretamente do seu LMS. Kaltura também oferece integração básica com qualquer LMS que suporte o padrão LTI.
Os usuários podem descobrir facilmente vídeos armazenados na plataforma graças ao REACH, o serviço de legendagem automatizado da Kaltura. O REACH inclui duas opções de serviço: legendagem humana (precisão de 99% com tempos de resposta entre três e 48 horas) e transcrição por máquina (precisão de 75–85% com esperas curtas para processamento). Assim que as legendas estiverem disponíveis, o Kaltura indexará automaticamente o vídeo para que os usuários possam localizá-lo pesquisando palavras, termos ou frases específicas.
Uma das ofertas mais exclusivas da plataforma é o Kaltura Pitch, que permite aos usuários gravar mensagens de vídeo e enviá-las por e-mail. Isso abre todos os tipos de opções para professores e funcionários, especialmente. Os instrutores podem enviar feedback de vídeo personalizado sobre as tarefas, apresentar-se a novos alunos por vídeo ou gravar e enviar rapidamente respostas às perguntas dos alunos. Também é uma ótima ferramenta para alcançar alunos em potencial e construir relacionamentos com ex-alunos.
O sistema de captura de palestras da Kaltura está disponível como um aplicativo baseado na web, software Windows ou aplicativo de dispositivo móvel. Ele também pode ser integrado com codificadores de hardware como o Pearl-2 e o Pearl Mini. A gravação de um toque e a programação de eventos facilitam a captura de palestras sem intervenção. Os instrutores podem criar interatividade em vídeos, incluindo caminhos personalizados que oferecem um tipo de experiência de aprendizagem escolha sua própria aventura.
Recursos
- Software poderoso de gravação e transmissão ao vivo com várias opções de interatividade
- Sistema integrado de gravação e entrega de mensagens de vídeo
- Integração personalizada com os principais LMSs e suporte para o padrão LTI
- Serviço de legendagem automatizado com opção de transcrição humana ou automática
- Indexação de transcrições de vídeo para alta capacidade de pesquisa
- Análises que fornecem informações sobre a visualização do vídeo e o envolvimento dos alunos
Opencast
Entre as plataformas de vídeo para educação, o maior diferencial do Opencast é provavelmente o preço: não existe. O download do Opencast é totalmente gratuito. Isso por si só pode fazer parecer a escolha óbvia – mas não para todas as escolas.
Além do custo zero, a personalização é uma das vantagens mais significativas de software de código-fonte aberto como o Opencast. Qualquer pessoa pode acessar o código-fonte e modificá-lo para atender às suas necessidades. Isso é ótimo para escolas e outras organizações com o conhecimento interno adequado, mas também é um obstáculo para aqueles que não o possuem. Significa contratar alguém para fazer isso, contratar mais funcionários ou treinar os já existentes. O preço disso pode compensar a licença gratuita. Outra desvantagem é que o software de código aberto quase sempre carece de suporte dedicado para solução de problemas. No entanto, muitos projetos de código aberto, incluindo o Opencast, publicam documentação gratuita e têm comunidades de usuários entusiasmados prontos para responder a perguntas. Suporte comercial também está disponível para Opencast.
Advertências à parte, Opencast oferece uma estrutura CMS de vídeo poderosa e rica em recursos. A gravação automática de palestras significa pouco gerenciamento diário, e os alunos podem acessar facilmente os vídeos através do CMS, iTunes, YouTube ou feeds RSS. O software possui um mecanismo de busca avançado, um editor de vídeo e uma plataforma de streaming ao vivo. Há também uma poderosa ferramenta de análise de mídia que pode extrair automaticamente metadados sincronizados com o tempo de slides por meio de reconhecimento óptico de caracteres.
Recursos
- Licenciamento gratuito
- Alta personalização por meio de modelo de software de código aberto
- API aberta facilita o desenvolvimento de qualquer integração necessária
- Integração com a maioria dos LMSs possíveis através do padrão LTI
- Suporte para xAPI, permitindo a integração em soluções de análise de aprendizagem
- Várias opções de implantação (local, nuvem, híbrido)
Panopto
Construído tendo em mente as instituições educacionais, o Panopto apresenta uma interface elegante e simplificada que simplifica a transmissão ao vivo e a gravação de palestras, vídeos invertidos em sala de aula, tarefas de vídeo, eventos escolares e muito mais. A funcionalidade de arrastar e soltar permite que os usuários carreguem rapidamente os vídeos existentes, que o Panopto converte automaticamente para uma reprodução ideal. Aplicativos dedicados para PC, Mac e dispositivos móveis podem gravar o que está na tela ou por meio de câmeras conectadas. Ideal para captura de palestras, o Panopto permite que os usuários façam apresentações do PowerPoint, Keynote ou Google Slides para compartilhar com seu público virtual.
Qualquer vídeo enviado para a plataforma é automaticamente indexado ao discurso do instrutor e ao texto na tela. Os alunos podem então localizar e avançar para uma palavra, termo ou frase específica.
O Panopto se integra a vários codificadores de hardware (incluindo o Epiphan Pearl-2 e o Pearl Mini), tornando mais simples para as escolas gravar e transmitir com câmeras de última geração e dispositivos de áudio profissionais. Os administradores podem automatizar totalmente a captura de palestras com base nos horários programados das palestras e também controlar os sistemas AV do campus remotamente por meio do aplicativo móvel Panopto Remote Recorder.
Outros recursos incluem um editor de vídeo baseado na web que permite aos usuários editar conteúdo, incorporar questionários, carregar slides e sincronizar vídeo com eles e – para arquivos com ISOs separados – alternar entre câmeras. Há também um painel de análise de vídeo robusto e sistema de relatório que permite aos administradores analisar a atividade, saúde e tamanho da biblioteca de vídeo do campus e permite que os professores avaliem o envolvimento dos alunos.
Recursos
- A interface de usuário simplificada e elegante torna o Panopto fácil para qualquer pessoa usar
- Integra-se com todos os LMSs suportados por LTI
- Indexação automática de vídeo para fala e texto na tela para maior capacidade de pesquisa
- Gravação e upload automáticos de vídeo, com versões VOD disponíveis após as transmissões
- Editor de vídeo online para corte, sincronização de fonte, troca de câmera
- Questionários incorporáveis com rastreamento de resultados e integração com o diário de classe LMS
VidGrid
As escolas que procuram uma plataforma de vídeo fácil de usar fariam bem em considerar o VidGrid. O VidGrid se integra facilmente com Canvas, Blackboard, D2L Brightspace e Moodle, ou com um LMS personalizado por meio de LTI. Os usuários podem gravar, editar, gerenciar e enviar conteúdo de vídeo direto do LMS de sua escola. Essa abordagem simplificada de painel único de vidro é perfeita para cursos com muitos vídeos, por exemplo, uma sala de aula invertida ou uma classe com tarefas frequentes de vídeo para alunos.
Como um CMS, o VidGrid oferece uma variedade de ferramentas para ajudar as escolas a organizar e indexar suas videotecas de campus. Isso inclui um recurso Smart Sync que mantém o conteúdo de vídeo atualizado onde quer que esteja incorporado. Os usuários também podem adicionar legendas ocultas a vídeos com opções de legendas instantâneas de máquina ou legendas profissionais, que podem levar até 24 horas, mas prometem precisão de 99% e conformidade total com a Lei dos Americanos com Deficiências. As escolas que cuidam da legendagem internamente ou por meio de um serviço de terceiros também podem fazer upload das legendas como arquivos SRT ou VTT.
Os instrutores podem adicionar elementos de vídeo interativos (por exemplo, questionários, enquetes, pesquisas) para promover o aprendizado ativo, e o VidGrid pode pontuar questionários e alimentar os resultados nos livros de notas do LMS dos alunos. Os espectadores podem comentar e responder aos vídeos em tempo real, com os instrutores tendo acesso a resumos com data e hora dos comentários dos alunos. Recursos como esses podem ajudar os professores a incorporar conteúdo de vídeo envolvente em seus cursos.
Recursos
- Interface simplificada para captura, gerenciamento e reprodução de vídeo
- Integração perfeita com Canvas, Blackboard e outros LMSs por meio de LTI
- Elementos de vídeo interativo (por exemplo, questionários de múltipla escolha, perguntas abertas)
- Múltiplas opções para closed caption (máquina, profissional, SRT / VTT)
- Links de vídeo inquebráveis para manter o conteúdo de vídeo atualizado e sincronizado
- Análise de vídeo (por exemplo, número de visualizações, comportamento do espectador)
YuJa
A YuJa Enterprise Video Platform é um CMS de vídeo flexível com ferramentas integradas para gravação, transmissão ao vivo, organização e visualização de vídeo. Uma interface de arrastar e soltar simplifica o upload de vídeos e outras mídias digitais, e todo o conteúdo da plataforma é altamente pesquisável. Isso porque cada vídeo enviado é transcrito automaticamente em minutos. Os usuários podem então pesquisar nos vídeos por palavras ou frases específicas e avançar para obter o contexto completo. YuJa marca vídeos automaticamente, agrupando-os por departamento, corpo docente, etc.
Junto com um sistema intuitivo baseado em nuvem para gerenciamento de conteúdo de vídeo, YuJa oferece um portfólio de ferramentas construídas para captura de palestras e transmissão ao vivo de palestras. Os usuários podem acessar essas ferramentas por meio de software para download, navegador da Web ou dispositivo móvel. Os instrutores podem adicionar questionários aos vídeos para avaliar a retenção do material pelos alunos, e um mecanismo de análise visual fornece visualizações rápidas e granulares do envolvimento do usuário e dos resultados.
A captura e o streaming por meio de um codificador de hardware também são possíveis com o próprio dispositivo de captura de palestras do YuJa ou dispositivos de terceiros por meio da integração de API. Os administradores podem agendar gravações e transmissões ao vivo com antecedência para palestras sem intervenção ou captura de apresentações. YuJa pode se integrar a qualquer LMS por meio de LTI, mas inclui recursos especiais para as principais plataformas LMS (por exemplo, Blackboard, Moodle, Brightspace, Canvas).
Recursos
- Gerenciamento de vídeo simplificado com upload de arrastar e soltar
- Integração com qualquer LMS por meio de LTI mais recursos personalizados para LMSs de renome
- Reprodução de vídeo por navegador da web, software ou dispositivo móvel
- Legendas de vídeo automáticas e pesquisa in-video
- Capacidade de incorporar questionários a vídeos
- Análise visual e aprofundada de visualização, envolvimento do aluno, etc.
Duas maneiras de codificar vídeo
A maioria das plataformas de vídeo para educação inclui software ou um aplicativo baseado na web para gravação de vídeo e transmissão ao vivo. Esses aplicativos são chamados de codificadores de software. Os codificadores de software são executados em PC, Mac ou hardware de dispositivo móvel e convertem sinais de vídeo e áudio em um formato adequado para reprodução em dispositivos de consumo. Sem hardware adicional, a maioria dos codificadores de software só pode trazer sinais de vídeo de webcams integradas ou plug-and-play e áudio de microfones integrados, baseados em USB ou de 3,5 mm.
A codificação de software é apenas uma maneira de gravar e transmitir vídeo ao vivo. Um codificador de hardware é um dispositivo desenvolvido especificamente para streaming, captura e gravação de vídeo – ou todos os três. Todos os componentes de um codificador de hardware foram escolhidos a dedo para esse propósito e o software subjacente foi especialmente projetado para isso. Muitos codificadores de hardware incluem entradas para dispositivos de vídeo não USB e para equipamento de áudio profissional.
Muitos CMSs de vídeo podem ser integrados com codificadores de hardware para otimizar os fluxos de trabalho de produção de vídeo. Uma vez integrado, o codificador de hardware pode gravar ou transmitir eventos e carregar arquivos automaticamente para o armazenamento centralizado do CMS. Por exemplo, os codificadores de hardware Epiphan Pearl-2 e Pearl Mini apresentam integração abrangente com Panopto e Kaltura . O pareamento do Pearl com qualquer uma das plataformas permite aos usuários gravar ou transmitir de fontes de vídeo não USB (por exemplo, HDMI, SDI) e capturar áudio de microfones de nível profissional (por exemplo, XLR, TRS). Os usuários podem até mesmo se autenticar no Panopto ou Kaltura por meio da tela sensível ao toque integrada do Pearl para carregar automaticamente gravações de eventos não programados em suas pastas.
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Streaming_media