5 problemas e reparos de ar-condicionado mais comuns

# 1 Conserto de ar condicionado mais comum – capacitor ruim

Se o seu termostato parece estar funcionando corretamente, o ar está saindo de suas aberturas, mas não está frio, encontre sua unidade externa (condensador) e veja se está funcionando. Existem 2 componentes o compressor e o motor do ventilador. Com um ouvido treinado, você pode ouvir ambos. O ventilador, claro, faz um zumbido, o compressor é como um zumbido profundo como uma geladeira funcionando. Segurar a mão acima do ventilador deve deixá-lo mais quente do que o ar externo. Se houver um zumbido ou zumbido vindo da unidade externa, mas nada estiver girando ou soprando, há uma boa chance de seu capacitor estar com defeito. Quer saber mais sobre ar -condicionado, acesse https://assistenciatecnica24hs.com.br/

Os capacitores ajudam os motores elétricos que estão em seu sistema de ar condicionado a ligar e funcionar. Especificamente, eles fornecem um impulso de energia durante a fase de partida para acelerar os motores. Com o tempo, os capacitores enfraquecem e, eventualmente, se não forem substituídos, irão “explodir”, o que os torna inúteis e às vezes pode causar outros problemas dentro da unidade.

Nº 2 Conserto de ar condicionado mais comuns – pouco refrigerante

O refrigerante em seu sistema de ar condicionado, na maioria das vezes R22 (Freon) ou 410A (Puron), é o que realmente transfere o calor para resfriar o sistema. Se o refrigerante estiver muito baixo, o sistema terá dificuldade para acompanhar, pode congelar e, em última análise, não resfriará sua casa com eficiência (ou não).

A maioria dos refrigerantes baixos é um caso de vazamento lento, de modo que os sintomas se tornam cada vez mais pronunciados se você estiver prestando atenção. Você pode notar seu ar-condicionado funcionando cada vez mais e a temperatura que você definiu, cada vez mais difícil de alcançar.

Adicionar mais refrigerante para trazer seu sistema de volta ao resfriamento adequado não é muito difícil, o problema é que há uma razão para seu sistema estar com pouco refrigerante. Pode ser um vazamento lento, mas o refrigerante está escapando de alguma forma. Normalmente, isso ocorre na serpentina do evaporador e, se o vazamento for significativo o suficiente, pode ser aconselhável substituir todo o sistema (se for antigo o suficiente) ou substituir a serpentina do evaporador.

Fonte de Reprodução: Adobe Stock

# 3 Reparo de ar condicionado mais comum – linha de drenagem de condensado entupido

À medida que sua casa é resfriada, ela também é desumidificada. O processo de resfriamento do ar na verdade faz com que a umidade seja removida ao mesmo tempo. Essa umidade deve ser capturada e drenada adequadamente fora de sua casa. Quando instalada, uma linha de drenagem de PVC é executada do seu sistema para o exterior e tudo está bem. O problema é que, com o tempo, algas e outras coisas tendem a restringir e entupir a linha de drenagem até que ela não drene mais adequadamente. Quando isso acontece, ele começa a voltar para dentro da unidade e, eventualmente, enche uma bandeja de drenagem secundária em vez de encharcar o teto ou escorrer para o chão. Essas bandejas de drenagem secundárias contêm um interruptor de segurança para desligar a unidade quando estiverem cheias. Além disso, o código atual requer um interruptor de segurança “SS2” que é projetado para desligar antes que qualquer água transborde para a bandeja de segurança.

Quando o interruptor de segurança é acionado, várias coisas podem acontecer, dependendo de como ele está conectado. Mais comumente, o termostato ficará em branco porque o interruptor de segurança interrompe sua energia. Alternativamente, o ventilador e o termostato podem permanecer desligados, mas a unidade de condensação será desligada.

Se você é aventureiro, pode rastrear seu manipulador de ar/evaporador e verificar a drenagem adequada procurando água na panela ou levantando o interruptor SS2 (veja a figura). Se a unidade ligar quando você levantar o interruptor SS2 ou vir água na panela, você encontrou o problema! Você pode tentar limpar a linha de drenagem sozinho, mas geralmente ar comprimido ou outros métodos são usados ​​pelos profissionais para fazer as coisas funcionarem.

#4 Reparos de ar condicionado mais comuns – falha no motor de ventilador

O motor do soprador é responsável por movimentar o ar dentro de sua casa/dutos. Os sopradores são bastante confiáveis, mas ainda estão entre os 5 primeiros para reparos. Eles geralmente estão em áreas quentes ou úmidas e às vezes não recebem o amor e a atenção que merecem, incluindo lubrificar seus rolamentos ou mantê-los livres de sujeira e detritos. Além disso, os motores mais antigos têm capacitores para ajudá-los a dar a partida e, à medida que esses capacitores envelhecem ou se desgastam, uma tensão adicional é colocada no motor durante a partida.

Se você sentir cheiro de queimado elétrico em seu duto ou ouvir um som de batida ou trituração girando, é provável que esteja vindo do soprador. Não há muito que você possa fazer para consertar sozinho, mas você deve desligar o sistema para evitar mais danos ou possível incêndio. Caso se interesse mais sobre como reparos de ar-condicionado, acesse https://assistenciatecnica24hs.com.br/blog-2/

Fonte de Reprodução: Adobe Stock

Nº 5 Reparos de Ar Condicionado Mais Comuns – Motor ou Compressor do Ventilador do Condensador Ruim

Talvez estejamos trapaceando ao juntá-los, mas juntos eles definitivamente se qualificam como um dos melhores reparos de ar condicionado. Ambas as partes estão na “unidade de condensação” externa do seu sistema HVAC. Com o seu sistema ligado, se você não ouvir os dois funcionando, ou se um disjuntor desarmou, ou se você está ouvindo guinchos ou rangidos, é possível que o compressor ou o motor do ventilador do condensador estejam com defeito. Esses motores podem falhar de 3 maneiras normalmente:

  1. Curto-circuito com o terra — Isso ocorre quando um enrolamento (fiação interna que cria um campo magnético quando a energia é aplicada) entra em contato com o invólucro ou o terra. Isso fará com que o disjuntor dispare e não reinicie.
  2. Enrolamento aberto — Isso é causado pela quebra de um enrolamento e impedindo que a energia flua adequadamente pelo motor. Não desarmará um disjuntor, mas o motor está com defeito e não gira mais.
  3. Rolamentos ou válvulas ruins — Os rolamentos permitem que o motor gire livremente com pouco atrito. Os rolamentos fazem um barulho estridente ou rangente quando estragam. As válvulas em um compressor (compressores scroll modernos são uma espécie de válvula grande) estragam quando não conseguem mais manter a pressão. Você pode ouvir um som de assobio ou ganido quando o refrigerante escapa em torno de uma área que deve ser vedada.

Em nenhum desses casos você pode realmente fazer qualquer coisa sozinho, então você terá que ter um profissional para dar uma olhada.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Condicionamento_de_ar