4 Motivos pra Usar EPI no Trabalho

O equipamento de proteção individual, ou EPI, protege seu usuário contra danos físicos ou perigos que o ambiente do local de trabalho possa apresentar. É importante porque existe como uma medida preventiva para indústrias conhecidas por serem mais perigosas, como manufatura e mineração.

É importante saber que o equipamento de segurança fornecido no trabalho deve atender ao Regulamento de Equipamentos de Proteção Individual e que é mais eficaz quando atende ao tamanho, ajuste e altura corretos do usuário.

Saiba sobre Curso NR 10 Multiplicador online

Você pode estar acostumado a se encontrar em situações precárias no trabalho, mas nunca deve sentir que é provável que seu ser físico seja prejudicado. Aqui estão quatro razões pelas quais é importante usar o EPI no local de trabalho.

1. Impede que você seja responsável por seus próprios ferimentos.

Uma lombada comum com a qual os advogados de compensação dos trabalhadores lidam regularmente é a decisão de um indivíduo de não usar EPI, independentemente do fato de eles terem sido fornecidos pelo empregador. Isso geralmente torna a responsabilidade por uma doença ou lesão no local de trabalho mais uma área cinzenta.

Isso varia de caso para caso, mas o uso fiel de todos os EPI que você recebe no trabalho é a melhor maneira de garantir que, se uma lesão ou doença resultar diretamente, seu empregador absorverá toda a responsabilidade. Mesmo para trabalhos que “demoram apenas alguns minutos” , você nunca deve permitir isenções do uso de EPI.

Ser considerado parcialmente responsável em um tribunal por sua própria doença ou lesão no local de trabalho devido a uma falha no uso de EPI é o pior cenário. Como funcionário, você deve ser totalmente informado sobre quais equipamentos são necessários para quais tarefas e o que eles devem proteger. Se não for esse o caso, não tenha medo de entrar em contato com um gerente ou seu departamento de RH.

2. Condições de longo prazo podem resultar de uma falha na proteção de si mesmo.

Sentir-se bem no final do seu turno não passa pelo fato de que você protegeu seu corpo adequadamente. A exposição a diferentes produtos químicos e compostos no trabalho pode ter efeitos a longo prazo em seu corpo, com o mesotelioma sendo um ótimo exemplo. Em 2017, estimou-se que 3.000 americanos a cada ano foram diagnosticados com essa forma rara de câncer.

Entre 70-80% desses diagnósticos foram decorrentes da exposição a fibras de amianto usadas na construção de materiais em muitas indústrias diferentes. Os regulamentos de segurança atuais exigem que aqueles que trabalham com amianto usem EPI específico e tomem banho e se trocem antes de deixar o local de trabalho. Porém, antes da regulamentação moderna, não havia uma conexão entre a exposição ao amianto e o diagnóstico de câncer.

Portanto, muitos desses casos diários de mesotelioma foram causados ​​antes de sabermos muito sobre essa doença. Os trabalhadores devem tirar proveito do conhecimento médico sobre os fatores de risco que temos hoje e usar o EPI para proteger sua saúde e bem-estar, por enquanto e no futuro.

3. Você tem apenas um par de olhos.

Os óculos de segurança são provavelmente uma das formas mais comuns (e eficazes!) De EPI. Isso ocorre porque qualquer substância, corrosiva ou não, e qualquer material, afiado ou não, pode ser perigoso quando entra em contato com os olhos.

Todos os anos, cerca de 2,4 milhões de lesões oculares ocorrem nos Estados Unidos, no trabalho e durante atividades de lazer. Dessas lesões, cerca de 50.000 vítimas perderam a visão em algum grau. Segundo a Academia Americana de Oftalmologia (AAO), 90% dessas lesões oculares poderiam ter sido evitadas com óculos de segurança.

Como 61% das lesões oculares ocorrem em trabalhos de fabricação, construção ou comércio, é importante reconhecer que existem diferentes tipos de óculos de EPI disponíveis para diferentes situações. Não tenha medo de perguntar sobre a atualização de seus óculos.

4. Aumenta a qualidade do seu dia de trabalho.

Pense no EPI como um tipo de sistema de suporte para o trabalho que seu trabalho exige que você faça. Pode ser mais exigente fisicamente ou um pouco mais perigoso do que um trabalho normal de mesa, mas o equipamento é fornecido para fazer você sentir que o risco físico é mínimo.

Itens de EPI, como cintos de peso, oferecem estabilidade para tarefas que exigem que você faça um levantamento pesado, e isso pode ser a diferença entre ter que trabalhar com músculos tensos no dia seguinte ou não. Devem ser tomadas medidas para evitar ferimentos básicos de tropeços e quedas que, no nível mais simplista, arruinam o dia de alguém.

Todos os trabalhadores devem se sentir confiantes para questionar a eficácia do EPI fornecido e se informar sobre os padrões que precisam ser atendidos pelo equipamento

Visão geral dos capacetes de segurança

A segurança durante o trabalho é a principal preocupação em qualquer ambiente industrial para funcionários e empregadores. O uso adequado de equipamentos de segurança no local de trabalho fornece proteção adicional aos funcionários na presença de várias outras medidas de segurança. O equipamento de segurança comum em muitos locais de trabalho é composto por luvas, capacetes de segurança, óculos / óculos de proteção, botas de segurança, protetores auditivos, respiradores e roupas de alta visibilidade, como coletes refletores, geralmente usados ​​em locais de construção. Também existem muitos itens especiais de segurança disponíveis para locais de trabalho específicos, como aqueles que usam luz ou radiação infravermelha ou UV.

Lista de diferentes tipos de risco associados no local de trabalho sem o uso de capacetes de segurança

Mesmo quando se tenta eliminar o máximo possível as perspectivas de riscos nos locais de trabalho, ainda podem surgir riscos. Esses riscos incluem danos à cabeça, pés ou qualquer outra parte do corpo por objetos voadores ou caídos ou por produtos químicos corrosivos, como como ácidos. Mesmo a proteção contra riscos ergonômicos é necessária, pois eles ocorrem quando você é forçado a trabalhar em uma posição que causa muita tensão. Por exemplo, trabalhos que exigem elevação frequente ou trabalho em condições de pouca iluminação.

Outros riscos físicos incluem cabos desgastados, trabalho em escada de má qualidade, derramamentos, peças móveis afiadas expostas e até barulho constante. Seus olhos também podem estar em risco injustificado de poeira e outras partículas duvidosas, respingos de metal derretido ou mesmo de respingos líquidos (principalmente químicos / ácidos nocivos). Outros perigos podem incluir ameaças gasosas como monóxido de carbono e, em outros casos, gasolina, materiais inflamáveis, etc.

Trabalhar por longas horas em condições climáticas extremas, como um ambiente quente ou frio, pode aumentar o risco de lesões em dez vezes e equipamentos de segurança, como luvas aluminizadas, são essenciais para proteger as mãos da ira de temperaturas extremas.

Antes de escolher ou fechar qualquer tipo de equipamento de segurança , é pertinente considerar se é adequado para o trabalho, se oferece o nível certo de conforto com proteção e que treinamento e manutenção são necessários para seu uso efetivo. Costuma-se dizer que os funcionários ou os usuários finais devem selecionar seus próprios equipamentos em vez de gerentes, pois isso garante que o equipamento se encaixe adequadamente e não seja muito pesado ou sem conforto.