3 coisas que você pode fazer para prolongar a vida útil da bateria do seu carro

Mesmo sabendo que a bateria do seu carro é um componente crítico (seu carro simplesmente não dá partida sem uma), você provavelmente não pensa muito sobre o  quanto  depende dela dia após dia. Na verdade, você provavelmente não pensa muito sobre a vida útil da bateria do seu carro até que ela acabe. Como alternativa, você pode usar o serviço de localização de bateria online, diz a equipe 99 Baterias em seu site: https://99baterias.com.br.

Considerando que todos nós temos que contar com essas baterias para funcionar de forma consistente e sem falhas, em todos os tipos de condições de mudança, como diferentes estações do ano, clima, temperaturas, etc, só faz sentido usar as melhores baterias de carro disponíveis.  Sua longevidade garantida, respaldada por uma garantia líder do setor  , significa que você não precisará se preocupar com a vida útil da bateria do seu carro por muito, muito tempo. Mas mesmo as melhores baterias não duram para sempre, infelizmente. No entanto, existem algumas coisas simples que você pode fazer para ajudar a prolongar a vida útil da bateria do seu carro.

1. Use um carregador de bateria se você não usar o carro como seu veículo principal.

Para permitir que a bateria recarregue a partir do alternador, são necessários ciclos de acionamento frequentes. Se a bateria não está tendo tempo para recarregar durante o ciclo de condução, ela perde capacidade de carga prematuramente. Conforme uma bateria permanece sem ser usada, ela perde gradualmente a capacidade de reter a carga até que ela acabe. Usar um carregador de bateria para carros que não levam muito tempo para dirigir ajudará a prolongar a vida útil de uma bateria que não é usada com frequência. Os dispositivos de bateria liberam um fluxo lento de energia na bateria para manter a carga e a capacidade de carga da bateria sem sobrecarregá-la. 

2. Limpe a corrosão de ambos os terminais e certifique-se de que estejam bem conectados.

Como acontece com a maioria das coisas na vida, componentes limpos e bem conservados simplesmente funcionam melhor e isso também é verdadeiro para terminais de bateria! Terminais de bateria sujos  impedem o fluxo uniforme e eficiente de eletricidade através da bateria e para os componentes que precisam dela. As peças sem energia suficiente não podem funcionar tão eficientemente quanto deveriam e o estresse excessivo nessas peças pode ser desgastante para os componentes relacionados e levar a falhas prematuras (precisando de reparos caros). É um ciclo vicioso.

Fonte de Reprodução: Getty Images

3. Evite sentar-se com a bateria alimentando seu rádio ou acessórios enquanto o motor estiver desligado.

Todos nós gostamos de ouvir boa música, mas tente não fazer isso com o motor desligado. Várias coisas como rádio, Bluetooth e carregadores para o seu telefone e outros dispositivos móveis enquanto o motor do carro não está funcionando, consomem uma quantidade significativa de energia da bateria. Se a bateria já estiver fraca, você corre o risco de não conseguir ligar o carro quando estiver pronto para pegar a estrada novamente, e aumenta a pressão sobre o sistema de carga do carro para recarregar a bateria enquanto dirige.

Não dar partida no carro quando você realmente precisa é o pior e nunca acontece em um momento conveniente, se é que existe um momento conveniente para uma bateria descarregada! Seguindo essas três dicas, fazendo com que seu mecânico execute uma inspeção de manutenção básica a cada troca de óleo e tendo um bom relacionamento com sua oficina, você tem uma  chance muito maior de evitar dores de cabeça inoportunas, como uma bateria descarregada.

Se precisar de ajuda para verificar os terminais da bateria, usar um carregador de bateria ou qualquer outra coisa, basta passar por aqui ou marcar uma  consulta online  hoje mesmo! Quando chegar a hora de substituir a bateria, os especialistas europeus em reparos de automóveis da Autoscope podem cuidar disso para você de forma rápida e econômica, enquanto testam seu sistema de carregamento para garantir que tudo esteja funcionando como deveria e que você aproveitará ao máximo sua bateria.

Evite fazer viagens curtas com frequência

Sua bateria é exercitada toda vez que você liga o carro, mas é recarregada pelo motor durante a viagem. Portanto, se você estiver dirigindo apenas por uma curta distância, será impossível que a bateria recupere a quantidade de energia perdida – e se você repetir o processo diariamente, a tensão da bateria diminuirá constantemente até que não consiga mais ligar o carro.

Mantenha a energia da bateria do seu carro dirigindo com frequência e por longos períodos de tempo – e se você não usa seu carro com muita frequência, considere investir em um carregador de bateria para ajudar a manter a voltagem correta.

Fonte de Reprodução: Getty Images

Mantenha a bateria bem apertada

A vibração pode reduzir a vida útil da bateria do seu carro, por isso é vital que você sempre use uma braçadeira de bateria aprovada para garantir que ela esteja sempre pressionada corretamente. Se não estiver bem preso, a vibração excessiva pode danificar os componentes internos da bateria – criando curtos-circuitos e reduzindo a vida útil da bateria.

Mas não cometa o erro de apertar demais as porcas de fixação da bateria até o limite de sua força – porque você pode danificar a bateria! Em vez disso, simplesmente aperte as porcas até sentir a resistência começar e continue por apenas meia volta adicional.

Mantenha sua bateria limpa

Certifique-se de que a parte superior da bateria esteja limpa, seca e livre de sujeira e sujeira. Uma bateria suja pode descarregar através da sujeira na parte superior da caixa – criando um curto-circuito leve que acabará por achatar a bateria.

Os terminais da bateria também corroerão com o tempo, e mantê-los limpos de acúmulo é uma ótima maneira de prolongar a vida útil da bateria do seu carro. Esfregue os terminais com uma escova de dentes velha embebida em uma mistura de bicarbonato de sódio e água. Em seguida, usando um borrifador com água fria, enxágue a mistura e prossiga com uma secagem completa com um pano limpo.

Fonte de Reprodução: Getty Images

Tente minimizar a exposição ao calor

Um equívoco popular é que o tempo frio mata as baterias dos carros – mas isso não é estritamente verdade. As baterias dos carros precisam trabalhar mais para dar partida no motor durante os meses de inverno, mas a razão pela qual tantas falham durante o inverno é principalmente devido aos danos sofridos durante o calor do verão anterior.

O calor extremo é difícil para as baterias porque aumenta a taxa de evaporação da água das células – mesmo em baterias superiores seladas. O frio então revela as deficiências da bateria mais fraca, pois temperaturas mais baixas esgotam a potência de partida restante enquanto tenta dar partida nos motores frios com óleo espesso.

Então o que você pode fazer? Bem, basicamente qualquer coisa que você possa pensar para reduzir a temperatura submetida à bateria. Estacionar seu veículo na sombra sempre que possível e mantê-lo na garagem enquanto não estiver em uso são ótimas ideias – ou você pode procurar maneiras de ajudar a isolar a bateria do calor gerado no compartimento do motor.

Fonte: https://www.moura.com.br/blog/baterias-automotivas/