Acne é uma das doenças de pele mais comuns no mundo, afetando cerca de 85% dos adultos jovens.
Tratamentos convencionais de acne, como ácido salicílico, niacinamida ou peróxido de benzoíla, são comprovadamente as soluções mais eficazes para acne, mas podem ser caros e ter efeitos colaterais indesejáveis, como secura, vermelhidão e irritação.
Isso levou muitas pessoas a procurarem remédios para curar a acne naturalmente em casa. Na verdade, um estudo descobriu que 77% dos pacientes com acne haviam tentado tratamentos alternativos para acne.
Muitos remédios caseiros carecem de respaldo científico e são necessárias mais pesquisas sobre sua eficácia. Se você está procurando tratamentos alternativos, no entanto, ainda existem opções que você pode experimentar.
O que causa acne?
A acne começa quando os poros da pele ficam obstruídos com óleo e células mortas da pele.
Cada poro está conectado a uma glândula sebácea, que produz uma substância oleosa chamada sebo. Sebo extra pode obstruir os poros, causando o crescimento de uma bactéria conhecida como Propionibacterium acnes ou acnes .
Os glóbulos brancos atacam o P. acnes , causando inflamação da pele e acne. Alguns casos de acne são mais graves do que outros, mas os sintomas comuns incluem espinhas, cravos pretos e espinhas .
Muitos fatores podem contribuir para o desenvolvimento da acne, incluindo:
- genética
- dieta
- estresse
- mudanças hormonais
- infecções
Os tratamentos clínicos padrão são os mais eficazes para reduzir a acne. Você também pode tentar tratamentos caseiros, embora sejam necessárias mais pesquisas sobre sua eficácia. Abaixo estão 13 remédios caseiros para acne.
1. Aplique vinagre de maçã
O vinagre de maçã é feito pela fermentação da sidra de maçã ou do suco não filtrado de maçãs prensadas.
Como outros vinagres, é conhecido por sua capacidade de combater muitos tipos de bactérias e fungos.
O vinagre de maçã contém ácidos orgânicos, como ácido cítrico, que podem matar acnes .
A pesquisa mostrou que o ácido succínico, outro ácido orgânico, suprime a inflamação causada por acnes , o que pode prevenir a formação de cicatrizes.
O ácido láctico, outro ácido do vinagre de maçã, também pode melhorar a aparência de cicatrizes de acne.
Embora certos componentes do vinagre de maçã possam ajudar com a acne , atualmente não há evidências que apoiem seu uso para essa finalidade. Alguns dermatologistas desaconselham o uso de vinagre de maçã, pois pode irritar a pele.
2. Tome um suplemento de zinco
O zinco é um nutriente essencial importante para o crescimento celular, produção de hormônios, metabolismo e função imunológica.
É relativamente bem estudado em comparação com outros tratamentos naturais para acne.
A pesquisa indica que as pessoas com acne tendem a ter níveis mais baixos de zinco no sangue do que aqueles com pele clara.
Vários estudos também mostraram que tomar zinco por via oral pode ajudar a reduzir a acne .
3. Faça uma máscara de mel e canela
Mel e canela têm a capacidade de combater bactérias e reduzir a inflamação, que são dois fatores que desencadeiam a acne
4. Tratamento local com óleo da árvore do chá
O óleo da árvore do chá é um óleo essencial extraído das folhas de Melaleuca alternifolia , uma pequena árvore nativa da Austrália.
Um pequeno estudo descobriu que, em comparação com o peróxido de benzoíla, os participantes que usaram uma pomada de óleo da árvore do chá para acne experimentaram menos pele seca e irritação. Eles também se sentiram mais satisfeitos com o tratamento.
Dado que os antibióticos tópicos e orais podem causar resistência bacteriana se usados a longo prazo para a acne, o óleo da árvore do chá pode ser um substituto eficaz
5. Aplique chá verde na pele
O chá verde é muito rico em antioxidantes e bebê-lo pode promover uma boa saúde.
Também pode ajudar a reduzir a acne. Provavelmente, os polifenóis do chá verde ajudam a combater as bactérias e a reduzir a inflamação, que são as duas principais causas da acne.
6. Aplique hamamélis
A hamamélis é extraída da casca e das folhas do arbusto Hamamelis virginiana da América do Norte . Ele contém taninos, que têm fortes propriedades antibacterianas e antiinflamatórias.
É por isso que é usado para tratar uma ampla gama de doenças de pele, incluindo caspa, eczema, varizes, queimaduras, hematomas, picadas de insetos e acne.
7. Hidrate com aloe vera
Aloe vera é uma planta tropical cujas folhas produzem um gel transparente. O gel é frequentemente adicionado a loções, cremes, pomadas e sabonetes.
É comumente usado para tratar escoriações, erupções cutâneas, queimaduras e outras doenças de pele. Quando aplicado na pele, o gel de aloe vera pode ajudar a curar feridas, tratar queimaduras e combater a inflamação.
Aloe vera contém ácido salicílico e enxofre, que são amplamente utilizados no tratamento da acne. A pesquisa descobriu que a aplicação de ácido salicílico na pele reduz a acne.
8. Tome um suplemento de óleo de peixe
Os ácidos graxos ômega-3 são gorduras saudáveis que oferecem uma infinidade de benefícios à saúde .
Você deve obter essas gorduras de sua dieta, mas a pesquisa mostra que a maioria das pessoas que comem uma dieta ocidental padrão não obtém o suficiente.
Os óleos de peixe contêm dois tipos principais de ácidos graxos ômega-3 – ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA).
Foi demonstrado que altos níveis de EPA e DHA diminuem os fatores inflamatórios, o que pode reduzir o risco de acne.
9. Esfolie regularmente
A esfoliação é o processo de remoção da camada superior das células mortas da pele. Você pode usar produtos químicos para conseguir isso ou esfoliar mecanicamente usando uma escova ou esfoliante para remover fisicamente as células.
A esfoliação pode melhorar a acne, removendo as células da pele que obstruem os poros.
10. Siga uma dieta de baixa carga glicêmica
A relação entre dieta e acne tem sido debatida há anos.
A pesquisa sugere que fatores dietéticos, como insulina e índice glicêmico, podem estar associados à acne.
O índice glicêmico (IG) de um alimento é uma medida de quão rapidamente ele aumenta o açúcar no sangue.
11. Reduza o consumo de laticínios
A relação entre laticínios e acne é altamente controversa.
O leite e seus derivados contêm hormônios como o IGF-1, que está associado à acne. Outros hormônios do leite podem causar alterações hormonais e levar à acne.
12. Reduza o estresse
A ligação entre estresse e acne não é totalmente compreendida. Os hormônios liberados durante períodos de estresse podem aumentar a produção de sebo e a inflamação, piorando a acne.
O estresse também pode afetar bactérias intestinais e causar inflamação em todo o corpo, que pode estar ligada à acne.
13. Exercite-se regularmente
Existem poucas pesquisas sobre os efeitos do exercício na acne. Ainda assim, os exercícios afetam as funções corporais de maneiras que podem ajudar a melhorar a acne.
O resultado final
A acne é um problema comum com várias causas subjacentes.
Os especialistas concordam que os tratamentos convencionais como ácido salicílico, niacinamida ou peróxido de benzoíla ainda são os mais eficazes, embora alguns possam considerá-los irritantes.
Muitas pessoas optam por experimentar remédios naturais. A maioria dos remédios caseiros para acne não se mostrou clinicamente eficaz, mas estão disponíveis como opções alternativas de tratamento.
No entanto, você pode querer consultar um dermatologista se tiver acne grave.
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Acne