11 hábitos de direção que podem estar danificando seu carro

A sabedoria convencional parece ser que um “bom motorista” é alguém que não se envolve em acidentes de carro. Justo; essa é obviamente a parte mais importante. Mas, na verdade, essa pessoa é simplesmente um “motorista seguro”. Um bom motorista é alguém que protege a si mesmo  e ao seu veículo de danos , e uma grande parte disso é evitar os pequenos hábitos ruins do dia a dia que danificam um veículo com o tempo. Morte por mil cortes, se quiser.

Se você deseja dirigir seu veículo o máximo possível, evite esses 13 hábitos de direção que podem danificá-lo.

Dirigindo com menos de um quarto de tanque

  Você sabia que dirigir regularmente seu carro com pouco combustível pode ser prejudicial? Para veículos mais novos e mais antigos, para inicializar.

Em primeiro lugar, as bombas de combustível de muitos carros modernos estão dentro do tanque de combustível. Como resultado, eles são projetados para serem resfriados e lubrificados pelo combustível no tanque. Enquanto o tanque está baixo, a bomba de combustível não está sendo resfriada / lubrificada tanto quanto deveria, o que aumenta a chance de ser danificada com o tempo.

Em segundo lugar, com carros mais antigos que têm tanques de combustível de aço, dirigir com menos de um quarto do tanque pode aumentar a condensação, o que aumenta o potencial de corrosão.

Martelando o acelerador em alta marcha

Todos nós já passamos por isso, na faixa de ultrapassagem, provavelmente em um declive, e nosso carro simplesmente não consegue passar o veículo à nossa frente rápido o suficiente.

O truque? Deslocar  -se uma engrenagem em primeiro lugar. Pode parecer contra-intuitivo, mas é assim que funciona.

Quando você está em alta marcha, seu carro está em baixa rotação. Portanto, se você pisar no acelerador em baixas rotações, seu veículo terá que trabalhar muito mais. Isso coloca pressão desnecessária no motor.

Se você reduzir uma marcha  antes de acelerar, isso permitirá que as rotações aumentem antes de você engatar uma marcha mais alta. Tente. Funciona. Especialmente se você tiver uma carga mais pesada ou se estiver subindo uma ladeira.

Arrastando seus freios

Se você nunca ouviu o termo “arrastando os freios” ou “pilotando seus freios”, não se preocupe. Isso significa frear constantemente ao descer uma colina. Isso desgasta seus freios mais rápido do que você imagina, mesmo em veículos modernos.

Em vez de frear demais, reduza uma marcha (ou duas) para permitir que o motor controle a velocidade, aplicando uma frenagem leve conforme necessário.

Isso permite que você libere o freio e esfrie. Um freio frio é um freio saudável.

Existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar a evitar o superaquecimento dos freios. Em vez de manter o pé no pedal do freio ao dirigir descendo uma colina ou navegar em um trânsito que pára e arranca, tente:

  • Mudar para uma marcha mais baixa do motor (se você dirige um manual)
  • Dirigir com cautela, com espaço extra entre os carros
  • Soltando o acelerador para desacelerar

Condução rápida sobre lombadas

Este parece óbvio, mas por ALGUM MOTIVO não é. Muitos motoristas parecem não entender que os redutores de velocidade são projetados para  diminuir sua velocidade (LOL).

Quão rápido você deve superar uma lombada? Se estiver dirigindo a mais de 10 km / h em uma lombada, você está indo rápido demais. 

Dirigir rápido demais em uma lombada desgasta sua suspensão. Isso significa seus amortecedores, buchas de borracha e juntas esféricas. Não só isso, mas pode alterar o alinhamento das rodas. Tudo isso custa dinheiro.

Já para não falar que os redutores de velocidade existem para a segurança. Então, vá devagar, economize algum dinheiro futuro e mantenha todos seguros.

Não parando antes de mudar de marcha à ré para direção

Então, por que isso é ruim? A caixa de câmbio automática é projetada exclusivamente para mudar as marchas. É isso. Mas quando você muda antes de parar, isso força a caixa de câmbio a  também parar o seu carro . Isso não é bom. Isso causa desgaste excessivo na transmissão, que é um dos elementos mais caros de se mexer.

Evitando a manutenção básica

TL; DR: A coisa mais prejudicial que você pode fazer ao seu veículo é negligenciá-lo.

Não devemos ir muito longe nesta lista sem falar sobre a coisa mais importante que você pode fazer como proprietário de um veículo: a manutenção regular.

É bom pagar por uma manutenção regular? Raramente. É realmente mais barato no longo prazo? Absolutamente. Portanto, não é apenas melhor para o seu veículo, é melhor para a sua carteira.

Fazer a manutenção do seu veículo de acordo com a programação do fabricante do carro (facilmente encontrada online com um rápido google) irá maximizar a vida útil do seu carro e minimizar a chance de uma conta de reparo / substituição inesperada (e muito mais cara).

Batendo em buracos

Outro padrão que precisa ser dito indefinidamente.

Porque as pessoas continuam dirigindo em buracos continuamente.

Bater em buracos, rotineiramente, danifica a suspensão, direção e alinhamento do seu carro . Esse dano é caro para consertar e também torna a direção mais difícil.

Fique alerta. Dirija o mais defensivamente possível (enquanto se mantém seguro). Não cruze as pistas para evitar buracos, obviamente, mas se você conseguir evitar um buraco, faça isso. Futuro você vai agradecer.

Paradas violentas

Paradas de emergência acontecem. De vez em quando você tem que pisar no freio. Coisas acontecem. Mas quando o fazem, não é bom quando seus freios respondem o mais rápido possível?

Para garantir que eles continuem fazendo isso, evite paradas bruscas quando puder. Não tome seus freios como garantidos! Um freio mais lento e controlado antes de uma parada coloca menos pressão sobre os freios, o que significa menos desgaste das pastilhas e discos.

É muito melhor para os motoristas olhar para frente e antecipar , reduzindo a velocidade do carro de maneira suave.

Descansando sua mão na alavanca de câmbio

Será que se sentir bem vale o preço de uma transmissão de baixa qualidade? É uma pergunta antiga !

Desculpe se isso é uma chatice de ouvir, mas preguiçosamente colocar a mão na alavanca de câmbio é, na verdade, um péssimo hábito. A alavanca de câmbio é conectada a algo chamado garfo seletor, que faz contato com um colar giratório por um curto período de tempo.

Portanto, ao pousar a mão na alavanca de câmbio, você está aplicando pressão adicional ao garfo seletor, causando desgaste prematuro.

Manuseando a embreagem

Andar na embreagem – mantê-lo parcialmente deprimido – é um péssimo hábito. Este é um dos piores da lista porque é realmente o que é, um hábito. Algo que você deveria consertar facilmente, mas não é tão fácil porque, bem, é um hábito! Eles são difíceis de quebrar.

Trabalhe para consertar este, no entanto. Usar a embreagem reduz o controle que você tem sobre o veículo. Ele também acelera o desgaste natural da embreagem. O efeito é previsível: você terá que substituir sua embreagem com mais frequência, custando dinheiro e tempo.

Se você não dirige um veículo manual (o que está se tornando cada vez mais comum), não precisa se preocupar com este.

Mas se você  fazer dirigir um manual, este é um grande problema .

Engrenagens ausentes durante a mudança

Outro mau hábito para usuários de transmissão manual é pular marchas durante a troca. Fazer isso ocasionalmente não é a pior coisa, mas se isso se tornar um hábito, é um problema.

Se você moer as engrenagens rotineiramente, estará gastando sua transmissão muito mais do que faria de outra forma.

FONTE:https://pt.wikipedia.org/wiki/Embraiagem