Esteja você no processo de lançamento de um novo negócio ou já tenha um, ter uma forte presença online para sua marca é extremamente importante.
Na verdade, os consumidores aprendem sobre negócios locais online mais do que em qualquer outro lugar, com a Statista prevendo que o número de usuários de comércio eletrônico crescerá para quase 274 milhões até 2025.
Se você é proprietário de uma pequena empresa com pouca experiência em marketing on-line, criar uma estratégia para aumentar sua presença on-line pode parecer esmagador. Não tenha medo – nós cuidamos de você. Quer saber mais sobre o marketing ? Acesse https://goomarketing.com.br/
Neste post, ajudaremos você a criar e otimizar sua estratégia de marketing para pequenas empresas usando o inbound marketing, configurando-o para atrair novos clientes e, finalmente, expandir seus negócios.
Marketing para pequenas empresas
O marketing visa aumentar o reconhecimento da marca e construir um pipeline de leads qualificados que se transformam em vendas. Com uma pequena empresa, divulgar pode ser um desafio devido à menor visibilidade e falta de recursos (como orçamento ou tempo). No entanto, existem estratégias importantes que podem ajudá-lo a dimensionar os esforços de marketing da sua pequena empresa.
Se você está lutando com um orçamento limitado, as restrições de tempo causadas por ter uma equipe menor ou até mesmo a falta de direção, um plano de marketing apropriado para sua empresa pode fornecer orientação à medida que você cresce.
1. Conheça seu público.
Um erro fundamental é pensar que “qualquer um” é seu comprador. Empresas maiores podem atrair um mercado amplo, mas dizem que “as riquezas estão nos nichos” por um motivo. Um nicho é onde você terá mais alavancagem como uma pequena empresa. E para desenvolver um nicho e atrair compradores dentro do nicho, você deve entender suas dores, problemas, eventos desencadeantes e prioridades.
O que os está levando a tomar uma decisão de compra? Como será se eles tiverem sucesso? Saber essas coisas ajudará você a criar mensagens que ressoem e sejam um argumento convincente para sua solução.
Comece pensando em seus clientes existentes e com quem você gostaria de trabalhar. Em seguida, crie uma persona de comprador para iniciar o processo de entrar na cabeça do seu cliente ideal.
2. Enfatize sua proposta de valor.
Se não houver diferença entre você e sua concorrência, não há razão para que um comprador seja obrigado a trabalhar com você. Sua proposta de valor é o que o diferenciará dos outros em seu espaço e fará com que seus clientes em potencial pensem que você é o fornecedor a seguir. O que você faz melhor do que qualquer um na indústria? Transmitir isso é um argumento convincente.
3. Mantenha-se focado em metas e objetivos singulares.
Se você está explorando o mundo do marketing, deve ter notado que há um zilhão de direções que você pode seguir. É tentador fazer tudo de uma vez e criar uma máquina complicada na esperança de cobrir todas as suas bases, e é fácil assumir demais.
Em vez disso, identifique onde será o maior impacto. Onde está o maior ponto cego em seu marketing que está impedindo seu crescimento? Defina uma meta de desempenho em torno dessa área-chave e concentre seus recursos nas atividades e táticas que atingirão essa meta de desempenho. Você pode expandir seus esforços ou migrar para outras iniciativas quando tiver feito mais progresso em direção a esse objetivo singular.
4. Capitalize em jogadas de curto prazo.
Comece sucateado. À medida que você escala, é fundamental ver o ROI mais cedo. Isso lhe dará o impulso e o fluxo de caixa para investir em projetos maiores, jogadas de longo prazo e modelos de crescimento mais sustentáveis.
As táticas que levam tempo para serem construídas (como SEO) são inadequadas para suas iniciativas primárias, porque você não verá um retorno rápido o suficiente para o seu gosto. Se você tiver recursos suficientes para começar por aí, ótimo, mas não coloque todos os ovos nessa cesta.
Se você tiver evidências de que as pessoas estão acessando o Google com intenção de compra para sua solução específica, poderá descobrir que os anúncios pagos fornecerão esse ROI de curto prazo.
5. Dobre o que funciona.
Depois de ter suas iniciativas em execução e de experimentar algumas coisas, preste atenção aos dados. Isso pode informá-lo sobre o que está funcionando. À medida que você escala, é uma boa ideia dobrar os métodos comprovados de geração de receita.
6. Entenda o poder dos clientes existentes.
Em média, custa cinco vezes mais conquistar um novo cliente do que fechar um existente. Isso significa que você não deve interromper o marketing depois que eles fizerem uma compra. Para mais informações sobre as estrategias de marketing para pequenas empresas, acesse https://goomarketing.com.br/blog/
Identifique suas oportunidades de compras repetidas, vendas adicionais e vendas cruzadas. Como seus clientes existentes já fizeram uma compra, eles já conhecem, gostam e confiam em você. Se você forneceu uma boa experiência, você deu a eles um motivo para fazer negócios com você novamente, caso surja a necessidade.
Mesmo que a necessidade não surja (nos casos em que é uma compra única e sem oportunidades de upsell), você ainda deve encantar seus clientes. O boca a boca é uma ferramenta promocional poderosa (e gratuita).
7. Use ferramentas promocionais gratuitas.
Falando de ferramentas promocionais gratuitas, é importante observar que, como você se comprometeu com um objetivo e escopo limitados, não há necessidade de inflar sua sobrecarga com gadgets. Use ferramentas promocionais gratuitas sempre que possível e comprometa-se apenas com ferramentas pagas se souber que elas melhorarão drasticamente as operações ou o desempenho existentes. Aqui está uma lista útil de ferramentas de marketing (algumas gratuitas e pagas).
8. Crie um site para possuir sua presença online.
Ter um site com aparência profissional é um dos ativos mais importantes que você criará para sua pequena empresa. É aqui que você mostrará quem você é, o que oferece, onde está e como um cliente em potencial pode entrar em contato com você.
É um canal que você sempre terá (ao contrário de outras plataformas que podem mudar de política ou entrar e sair de moda), e tem a capacidade de gerar tráfego orgânico, além de ser um local para enviar tráfego de publicidade e outras iniciativas de marketing.
Seu site também não é apenas uma simples brochura. Você tem a capacidade de transformá-lo em um vendedor 24 horas por dia, 7 dias por semana, entendendo como converter tráfego e transformá-los em leads (mais sobre isso depois).
9. Considere blogar para atrair clientes potenciais para o seu site.
Os blogs são uma ótima maneira de gerar tráfego orgânico, principalmente para os clientes em potencial que ainda não chegaram a uma decisão de compra. Além disso, pode estabelecer credibilidade em seu espaço e posicioná-lo como um líder de pensamento.
Para iniciar um blog, você pode usar uma ferramenta de site barata ou gratuita para criar um site gratuito e usar um de seus modelos. Mesmo que você publique apenas uma vez por semana, isso melhorará a visibilidade do seu site on-line e ajudará a educar seus clientes em potencial sobre por que eles devem confiar em sua empresa. Se você planeja escrever suas postagens, confira este guia para iniciantes sobre como escrever .
Depois de começar a escrever, você pode adicionar um call-to-action em suas postagens para que os visitantes se inscrevam em seu blog e recebam e-mails. pronto para comprar qualquer coisa de você ainda.
10. Promova-se nas redes sociais.
Com bilhões de clientes em potencial usando várias plataformas diariamente, a mídia social é uma poderosa ferramenta de negócios. O marketing de mídia social pode ajudá-lo a se envolver com clientes em potencial, criar reconhecimento de marca e promover seus produtos. Por que você não gostaria de ser visto onde seus clientes em potencial passam o tempo?